Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3439

Bilionário russo doa 92 milhões de euros para procurar vida extraterrestre

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Image may be NSFW.
Clik here to view.

O bilionário russo Yuri Milner

"Estamos vivos. Somos inteligentes. Temos de saber", disse o cientista Stephen Hawking no lançamento da iniciativa.

O bilionário russo Yuri Milner doou 100 milhões de dólares (cerca de 92 milhões de euros) a um projeto para procurar vida extraterrestre inteligente, o Breakthrough Listen. A iniciativa foi apresentada esta segunda-feira em Londres pelo físico Stephen Hawking.

"Algures no cosmos, talvez, vida inteligente pode estar a ver as nossas luzes, conscientes do que significam. Ou será que as nossas luzes vagueiam pelo cosmos sem vida - faróis que nunca serão vistos, anunciando que aqui, numa rocha, o Universo descobriu a sua existência. De qualquer forma não há questão maior do que esta. Está na altura de nos empenharmos para descobrir a resposta", disse o cientista na Royal Society.

O projeto é procurar "ouvir" as estrelas recorrendo a alguns dos telescópios mais potentes do mundo - o Green Bank Telescope na Virgínia, EUA, e o Parkes Telescope na Nova Gales do Sul, Austrália. Ou seja, ao longo dos próximos 10 anos investigadores vão varrer várias zonas do céu à procura de sinais de vida. E o dinheiro investido garante-lhes precioso tempo de acesso aos telescópios já referidos.

Yuri Milner, um físico teórico russo que ganhou fortuna através da aposta em empresas tecnológicas nos EUA, doou o dinheiro e lançou a iniciativa, prometendo trazer a "abordagem de Silicon Valley" para resolver "uma das maiores questões da humanidade".

O projeto foi lançado hoje para coincidir com o aniversário da alunagem da Apollo 11. O público pode participar através do projeto SETI, de procura por vida inteligente no espaço.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 3439