Oceanógrafos fizeram a descoberta perto da costa do estado norte-americano da Califórnia.
Foi encontrada uma criatura misteriosa muito parecida com o brinquedo Mola Slinky. Pela última vez algo parecido tinha sido registado há mais de um século, destaca o artigo sobre a descoberta publicado na revista científica Marine Biodiversity Records.
"Quando o nosso batiscafo subiu, trouxe consigo um vertebrado extraordinário, que se verificou estar vivo e sem danos. Nós o dissecamos logo e lhe preparamos para ser transportado ao museu [do Instituto] Smithsonian", disse o cientista Robert Sherlock, citado no artigo.
Ainda de acordo com ele, a criatura é um tipo misterioso de apendicularias, classe de animais marinhos planctónicos presentes em todos os oceanos.
Os especialistas destacam que se trata do Bathochordaeus charon, um tipo de apendicularias parente próximo dos peixes. Eles vivem num tipo macio de conchas através das quais as criaturas deixam a água passar, filtrando o plâncton e outras coisas "comestíveis".
Este tipo de apendicularias foi descoberto pela primeira (e última) vez em 1899 pelo biólogo alemão Carl Chun, que estudou a flora e a fauna do sul do Atlântico. A forma estranha do animal lhe fizeram pensar que era um habitante das zonas marítimas mais profundas.
Carl Chun deu à sua descoberta o nome de Bathochordaeus charon, inspirado na antiga mitologia grega, nomeadamente pela personagem de um canoeiro que transportava almas mortas através o rio Styx, que personifica o medo primitivo.
Actualmente, os cientistas ainda não sabem se este "monstro" marinho habita em outros oceanos, visto serem tão raras as suas aparições.
fonte: Sputnik News