Com quase três vezes o tamanho da Terra, é apenas a 21 anos-luz de distância do nosso planeta.
Investigadores europeus descobriram um exoplaneta está na zona habitável da estrela anã GJ 625, localizada a apenas a 21 anos-luz da Terra. Segundo o portal especializado Phys.org, o mundo recém-descoberto é 2,8 vezes maior do que o nosso planeta, que foi classificado como uma 'super-Terra '.
A equipe de astrónomos liderada por Alejandro Suarez Mascareño, do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias, estudou esta estrela ao longo de três anos e meio para descobrir o planeta GJ625 b.
"Relatamos a descoberta de uma super-órbita terrestre dentro da borda da área habitável da estrela GJ 625. Este baseia-se na análise das séries de tempo da velocidade radial (RV) de HARPS-N, que consiste de 151 medições HARPS- N tiradas em mais de 3,5 anos", diz o comunicado divulgado pelos investigadores.
"Na verdade, de acordo com a cobertura de nuvens da sua atmosfera e a sua rotação, [GJ625 b] poderia ser potencialmente habitável", disse Suarez Mascareño.
A equipe acredita que o planeta recém-descoberto é rochoso e, porque a estrela em torno da qual órbita é relativamente fria, poderia albergar água líquida. No entanto, os astrónomos reconhecem que mais observações do GJ625 b são necessários para confirmar esta hipótese.