No Japão, os cientistas encontraram provas de que há 770 mil anos os campos magnéticos da Terra mudaram completamente de posição.
Segundo a última pesquisa, nessa época os pólos da Terra inverteram-se, informa a emissora japonesa NHK.
Como informa a NHK, na prefeitura japonesa de Chiba foi encontrada uma camada geológica cujas rochas permitem estabelecer a época em que os campos magnéticos mudaram de posição.
O exame das rochas mostra que, há 770 mil anos, o Pólo Sul geomagnético da Terra se encontrava no pólo oposto do nosso planeta.
Os nomes dos períodos geológicos habitualmente coincidem com o nome do lugar onde uma determinada camada geológica foi encontrada. Desta forma, os geólogos japoneses pretendem dar o nome da sua prefeitura a esse período. Neste caso o período será baptizado de Época de Chiba.
Não obstante, duas cidades italianas também querem dar o nome ao período de há 770-120 mil anos, mas os cientistas japoneses consideram que os achados da prefeitura de Chiba são a melhor prova das mudanças que ocorreram. Neste caso, a atribuição do nome de uma região asiática a um período geológico acontecerá pela primeira vez.
fonte: Sputnik News