As pirâmides estão quase todas concentradas numa área de seis quilómetros quadrados na Ilha do Pico!
Após as primeiras sondagens arqueológicas, tudo aponta para que estas estruturas tenham sido construídas antes da chegada dos portugueses aos Açores.
Ossos, anzóis, conchas, pesos de redes de pesca, pontas de metal, utensílios feitos de basalto, carvões e fragmentos de peças de cerâmica, foram descobertos nas primeiras sondagens arqueológicas autorizadas pelo Governo Regional dos Açores às misteriosas estruturas piramidais da Ilha do Pico.
As pirâmides estão quase todas concentradas numa área de seis quilómetros quadrados no concelho da Madalena, junto à costa oeste da ilha dominada pela montanha mais alta de Portugal (2351m).
São 140 pirâmides estudadas pelos arqueólogos na Madalena do Pico. Todas construídas em pedras basálticas de origem vulcânica conhecidas por biscoitos. Algumas chegam a ter 13 metros de altura (o equivalente a um prédio de 4 andares) e câmaras no seu interior.
As sondagens foram realizadas por Nuno Ribeiro e Anabela Joaquinito, que estão estimulados com os depósitos de artefactos antigos que descobriram, e que tudo indica serem muito anteriores à data da descoberta dos Açores pelos portugueses, em 1427.
fonte: I Love Azores