A criatura do mar deixa os biólogos locais perplexos, que afirmam que esta espécie não é comum no Mediterrâneo e em 2.000 anos "não se viu mais do que dez".
Uma enorme tartaruga foi encontrada morta terça-feira numa praia na cidade espanhola de Calella, na província de Barcelona. Esta tartaruga de couro da espécie Dermochelys coriacea mede cerca de dois metros de comprimento e pesa cerca de 700 quilos, informa o jornal 'La Vanguardia'.
De acordo com os biólogos, esse achado é surpreendente porque a presença desta espécie no Mediterrâneo não é usual e em 2.000 anos "não avistaram mais de dez" tartarugas na mesma área. A Dermochelys coriacea, que é a maior tartaruga marinha do mundo, geralmente vive em águas tropicais e subtropicais, dizem eles.
Além disso, os cientistas pensem que provavelmente exista um ninho de tartarugas de couro na região, pois é a segunda vez que uma espécime semelhante é encontrada na costa catalã em menos de um mês.
O biólogo local Pere Alzina destacou que encontrar uma "zona de nidificação da tartaruga" no Mediterrâneo pode resultar numa "grande surpresa" e descoberta para a comunidade científica.
O animal foi transferido para a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) para necropsia e posterior investigação.
fonte: Actualidad RT