O fabricante Revell, sediado na Renânia do Norte-Vestfália (Alemanha), anunciou que um de seus produtos, uma aeronave descrita como uma máquina de guerra durante o período nazista, não será mais produzido.
Um porta-voz da Revell disse na segunda-feira (18) que a empresa vai parar de fabricar e distribuir o produto, acrescentando que a crítica é ‘absolutamente justificável’. A Associação Alemã de Proteção das Crianças (DKSB) e o Museu de História Militar (MHM) em Dresden já haviam criticado o produto por sua representação imprecisa da história.
Em sua descrição do produto, o brinquedo é chamado de “aeronave redonda” e “o primeiro objeto no mundo capaz de voar no espaço”. A descrição continua, dizendo que a aeronave pode voar “a velocidades de 6.000 km/h” e não foi produzida após a fase de testes em 1943, devido à Segunda Guerra Mundial.
Estampado com emblemas do Terceiro Reich, o produto é apresentado como uma máquina de guerra do período do regime nazista, embora nunca tenha existido um avião como este, de acordo com a DKSB e o MHM.
“Naquela época, era tecnologicamente impossível construir algo assim”, disse o historiador Jens Wehner, do MHM, ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ).
O facto da descrição do produto de Revell não mencionar que a aeronave nunca existiu é arriscado, pois as pessoas que a compram podem realmente acreditar que os nazistas possuíam tecnologias superiores, acrescentou Wehner.
“Os entusiastas podem usar isso como uma estratégia para lançar dúvidas sobre o que sabemos hoje sobre o socialismo-nacional”, disse o historiador.
A empresa disse que concorda com o MHM, acrescentando que “é de fato uma extraordinária aeronave lendária que não pode ser comprovada em termos de sua existência.”
“Infelizmente, nossa descrição do produto não expressa adequadamente isso e pedimos desculpas”, disse Revell em um comunicado. Uma porta-voz enfatizou que Revell distancia-se explicitamente de qualquer tipo de glorificação de guerras e do período nazista.
Revell está atualmente analisando como um produto dessa natureza foi desenvolvido e trazido para o mercado. O desenvolvimento de um novo produto geralmente demora pelo menos um ano. Os gerentes de produto são responsáveis pelo desenvolvimento de modelos e brinquedos e, às vezes, sugestões de fãs são levadas em consideração.
fonte: The Local