Um asteroide maior do que a icónica torre do Big Ben, em Londres, passará pelo planeta a uma velocidade incrível na próxima semana, alertou a Nasa.
A rocha espacial, chamada de Asteroid 2018 QU1, tem mais de nove autocarros de dois andares seguidos e é mais alto do que Westminster.
A NASA estima que o asteróide tenha algo entre os 75 metros e os 170metros de diâmetro.
De acordo com a agência espacial norte-americana, o Asteroid QU1 fará a chamada “aproximação da Terra” na terça-feira, 11 de setembro.
O asteroide QU1 vai roçar o planeta por volta das 4:40 am (3.40 am TMG) a uma distância de 0.028 unidades astronómicas (au).
A NASA disse: “Em termos de elementos orbitais, os NEOs são asteróides e cometas com uma distância do periélio inferior a 1.3au.
Cometas próximos à Terra (NECs) são ainda mais restritos para incluir apenas cometas de período curto, ou seja, período orbital inferior a 200 anos.
“A grande maioria dos NEOs são asteróides, conhecidos como asteroides próximos da Terra”.
O asteróide QU1 irá passar a uma velocidade alucinante de cerca de 12,52 km por segundo ou 28.006,4 mph.
Imagine o avião da Concorde a voar a duas vezes a velocidade do som a cerca de 2.179 km / h.
Este asteroide é mais rápido 20 vezes que o Concorde.
Depois que o QU1 passar pela Terra na próxima terça-feira, o Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA não prevê outro sobrevoo.
Mas apenas nove dias após a QU1 entrar na vizinhança da Terra, espera-se que um asteróide muito menor cheguará muito mais perto da Terra.
A 20 de setembro, por volta das 10h 21 BST (21h09 TMG), o Asteroid 2017 SL16 passará.
O asteróide se aproximará da Terra a uma distância de 3,23 milhões de km ou 8,29 de distâncias lunares.
O SL16 continuará a retornará na mesma data nos próximos sete anos.
Uma unidade astronómica é o equivalente da distância entre a Terra e o Sol, que fica a mais de 149,6 milhões de quilómetros de nós.
Assim, o Asteróide QU1 voará a uma distância de 2,6 milhões de quilómetros.
Essa lacuna é equivalente a pouco mais de 10 vezes a distância até a Lua - 10,9 distâncias lunares.
No entanto, qualquer asteróide ou cometa que se aproxime do nosso mundo dentro de 0.05au é imediatamente classificado pela NASA como um “Near-Earth Object” (NEO).
fonte: Express