"À medida que os glaciares diminuem em todo o mundo, eles modificam dramaticamente as paisagens", diz o co-autor do estudo.
O derretimento dos glaciares pode causar deslizamentos de terra que, por sua vez, aumentam o risco do surgimento de enormes tsunamis, dizem os autores de um estudo recente publicado na revista Scientific Reports.
De acordo com os dados do estudo, o gelo dos glaciares serve como suporte para rochas próximas. No entanto, o degelo desencadeado pelo aquecimento global aumenta o risco de deslizamento destas massas de terra, caindo na água poderia causar enormes tsunamis.
"À medida que os glaciares diminuem em todo o mundo, eles modificam dramaticamente as paisagens", explica Dan Shugar, professor da Universidade de Washington Tacoma e co-autor do estudo.
Como exemplo de um tsunami que se originou como resultado de um deslizamento de terra, os pesquisadores citam o colapso de uma encosta próxima ao glaciar Tyndall (Alasca) em 2015, que enviou 180 milhões de toneladas de rocha para o fiorde de Taan.
Esse facto causou um tsunami com uma onda de 193 metros de altura, uma das mais altas já registadas.
Além disso, os autores da pesquisa alertam sobre o efeito indirecto das mudanças climáticas, que aumenta a frequência de desastres naturais nas áreas que estão localizadas próximas às montanhas com glaciares.
fonte: RT