Na China, do cérebro de um amante de carne crua extraíram um verme vivo de 10 centímetros, comunicou a edição South China Morning Post.
O caso aconteceu na cidade Nanchang, no sudeste da China. O chinês Liu, de 26 anos de idade, apresentou ataques epilépticos por meses, mas o seu médico não estava conseguindo encontrar as razões da disfunção. O paciente foi enviado ao hospital central da região, e o exame de sangue mostrou que em seu organismo mora uma parasitose intestinal — cestoda Spirometra mansoni.
Amante de carne crua criou verme no cérebro
Exames posteriores mostraram que o parasita mora no cérebro do paciente. Os médicos extraíram o verme da cabeça do chinês. Entretanto, o parasita sobreviveu e ficou nadando na proveta, comunicou a edição.
Médicos consideram que Liu foi contagiado pelos ovos do parasita ao comer carne malpassada, seu prato favorito.
O presidente do Centro de Neurocirurgia de Xangai, Huiguo, destacou que a doença se encontra frequentemente nas regiões com água suja, em pessoas que comem carne, peixe e outros mariscos crus ou malpassados. Já no organismo, os ovos ou larvas entram no sistema circulatório, buscando posteriormente um lugar definitivo para viver.
Como um quarto de todo sangue, bombeado pelo coração, entra no cérebro, a probabilidade de o verme se instalar lá é grande, causando dor de cabeça, náusea, hemorragia e epilepsia.