Está a 16 anos-luz da Terra e sua estrela principal pode ser vista a olho nu do nosso planeta.
Vulcano existe. Planeta Vulcano da série Star Trek cujos os habitantes usavam a lógica e a razão como a principal filosofia de vida é uma realidade e está localizado a apenas 16,5 anos-luz da Terra, de acordo com um novo estudo da NASA que descobriu o sistema estelar Eridani, de 40 estrelas, cujos arredores correspondem aos do imaginário planeta Vulcano de Star Trek, lar do conhecido Dr. Spock.
De acordo com os astrónomos, a zona habitável (a distância da estrela onde ele está, há água líquida) da estrela maior, 40 Eridani A seria parecido com as características de Vulcano, mundo deserto de Star Trek, antes de ser destruído por Nero por volta de 2260.
Se estivesse longe demais do seu sol, o Vulcano congelaria como Plutão; Se estivesse perto demais, queimaria como Mercúrio. Vulcano orbita a borda interna, dando ao mundo sua característica qualidade de deserto.
Haveria um planeta como a Terra neste sistema planetário? "Ainda não temos como detectá-lo, mas a NASA está trabalhando em tecnologia para tornar isso possível", explica Karl Stapelfeldt, cientista-chefe do programa de exploração planetária da NASA.
A estrela mais massiva é, portanto, 40 Eridani A, uma estrela anã que representaria o sol do mítico Vulcano . As outras estrelas anãs orbitam-se a uma distância de 40 Eridani A: a primeira é uma anã vermelha (40 Eridani C) e a outra uma estrela anã branca (40 Eridani B).
fonte: Muy Interesante