Um asteróide gigante, de mais de um quilómetro de diâmetro, passará pelo planeta numa chamada Terra Close Approach, revelou a agência espacial Nasa.
Espera-se que o asteroide colossal alcance sua distância mais próxima possível da Terra três dias antes do Natal, nas primeiras horas de 22 de dezembro.
Os cientistas da NASA do Jet Propulsion Laboratory (JPL) esperam que a rocha espacial, chamada de Asteroid 2003 SD220, passe pelas 1:04 am TMG (UTC).
O asteróide mede algo na faixa de 918 metros e os 2,1 km de diâmetro. Centenas de toneladas de detritos espaciais atingem o planeta diariamente, mas são destruídos pela atmosfera da Terra.
Um asteróide desonesto desta escala passaria pela atmosfera incólume e causaria milhões de vidas se alguma vez atingisse a Terra.
Segundo o Dr. Bruce Betts, da Planetary Society, um grande asteróide causaria “destruição regional” ou até mesmo uma “catástrofe global”.
O especialista espacial disse: “Usando o calculo para o diâmetro de asteroide de um metro, estima-se que haja mais de meio bilião de asteróides próximos da Terra.
“Para objectos que causam grandes danos se atingissem a Terra - maior ou cerca de 30 metros) - há cerca de um milhão. Até agora, estamos nos aproximando de 20.000 encontrados.
"É mais fácil encontrar objectos maiores, por isso achamos que encontramos mais de 90% dos asteróides acima de 1 Km, mas para asteroides menores ainda capazes de causar grandes danos regionais, encontramos apenas uma pequena percentagem".
O asteróide fará a chamada aproximação da Terra neste mês, mas felizmente as chances de atingir a Terra são mínimas.
No ponto mais próximo, a rocha espacial alcançará o planeta dentro de 0,01890 unidades astronómicas (AU).
fonte: Express