Segundo especialistas, esses avanços poderiam ser utilizados no campo da robótica leve e na criação de robôs "mais flexíveis".
Pesquisadores chineses criaram um metal líquido flexível que é capaz de esticar em três dimensões e forma mudança através de manipulação de ímãs, de acordo com um relatório publicado na revista ACS Applied Materials & Interfaces.
Segundo especialistas, elementos como gálio e certas ligas em combinação com níquel ou ferro, podem produzir metais líquidos e manipular sua forma, que se assemelha à capacidade do filme android 'Exterminador' que pode mudar de forma. sendo feito de material líquido.
Substâncias similares criadas antes e apresentadas em outros estudos tiveram dois problemas. O primeiro foi a incapacidade do metal para alongar verticalmente, e em segundo lugar, o facto de que a manipulação seria possível apenas quando a substância está completamente submersa em água (de outro modo ela foi transformada numa pasta).
No entanto, durante mais testes no âmbito deste estudo, os especialistas conseguiram ir mais longe. Eles adicionaram partículas de ferro a uma gota de gálio, índio e liga de estanho submersa em ácido clorídrico. Depois disso, uma camada de óxido de gálio se formou na superfície da gota, o que reduziu a tensão superficial do metal líquido. Quando os cientistas usaram dois ímãs em direcções opostas, eles conseguiram esticar quase quatro vezes o comprimento original .
Os pesquisadores também conseguiram manipular o metal líquido para ligar dois eléctrodos horizontais e, graças às suas propriedades condutoras, acender um bulbo. Além disso, a nova substância se estendia verticalmente e ligava-se ao eléctrodo fora de água sem se transformar em pasta.
Segundo especialistas, esses avanços podem encontrar aplicações no campo da robótica leve e na criação de robôs mais flexíveis.