Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3439

NASA capta dois eclipses solares em Marte. Veja-os aqui

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Sonda Curiosity capta imagens de eclipse © NASA

Sonda Curiosity captou no mês de março imagens das duas luas do Planeta Vermelho, Phobos e Deimos, quando escondiam parte do Sol.

NASA alcançou mais um feito em Marte com a sua sonda Curiosity, que captou recentemente, ao percorrer o Planeta Vermelho, imagens de dois eclipses solares. As imagens foram reveladas nesta última quinta-feira.

A 17 de março foram captadas imagens de um eclipse do Sol provocado por Deimos. Dias depois, a 26 de março, foi a vez da lua de Phobos provocar o seu eclipse. Desde 2012, quando pousou naquele planeta, que a sonda Curiosity estava preparada para estudar este tipo de acontecimento. Na bagagem levava uma câmera Mastcam, com filtros especiais para tais pesquisas eclípticas.

Image may be NSFW.
Clik here to view.

O momento em que Phobos cruza frente ao Sol © NASA

Além de ser um verdadeiro espetáculo, os eclipses solares marcianos são considerados pelos cientistas como valiosos em termos de informação, pois eles podem ajudar a aperfeiçoar ainda mais os cálculos das órbitas destas duas luas. É que por serem pequenas, as suas trajetórias mudam frequentemente, não só por serem afetadas pela onda gravitacional de Marte, de Júpiter e até mesmo pela influência que uma provoca na outra. E, nos últimos 15 anos, este conhecimento tem sido aperfeiçoado.

Image may be NSFW.
Clik here to view.

O eclipse com Deimos © NASA

Tudo porque a partir do momento em que os primeiros robôs da NASA chegaram a Marte, em 2004, começaram logo a recolher informação e a documentar os cientistas sobre os eclipses solares, o que diminuiu em muito a incerteza em torno das órbitas das luas.

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Imagens dos eclipses solares a partir de Marte © NASA

Foi assim que os cientistas descobriram que Deimos, a mais pequena lua de Marte, está 40 quilómetros mais longe do que se pensava.

O registo desses fenómenos não é assim tão raro, mas quanto mais informação for possível captar, mais se contribuirá para a investigação.

Desde que os primeiros robôs começaram a fornecer informação, já foram observados 40 eclipses marcianos de Phobos e oito de Deimos, segundo afirma a NASA.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 3439