Os investigadores da NASA e do Laboratório da Universidade Johns Hopkins descobriram algo que pode dar uma ajuda preciosa para compreender a história da água na Lua. As investigações mostram que são as tempestades de meteoritos que “injectam” água na superfície lunar.
Para haver vida é preciso haver água – e a existência de água tem sido uma das grandes questões na visão existente para uma possível exploração espacial humana. Agora, a equipa de investigadores da NASA tem mais uma peça para o puzzle que é compreender a existência de água na Lua.
Uma sonda tem orbitado a Lua e conseguiu gravar uma série de episódios. Foi assim que os investigadores perceberam que as tempestades de meteoritos têm conseguido injectar vapor de água na atmosfera lunar.
De acordo com a NASA, quando os detritos dos objetos espaciais atingem a Lua é criada uma espécie de onda de choque com o solo, que tem força suficiente para libertar as moléculas de água do solo. Estes episódios terão acontecido a 9 de janeiro, 2, 5 e 9 de abril de 2014, explica a NASA.
fonte: Diário de Noticias Insider