Equipe de exploradores acredita ter achado evidência da existência do lendário Pé Grande em floresta do estado americano de Oregon.
A criatura teria sido finalmente flagrada após mais de 10.000 relatos de aparição terem sido registrados nos últimos 50 anos nos Estados Unidos.
Conforme publicou o portal científico Live Science, exploradores teriam visto o Pé Grande enquanto realizavam filmagens em Oregon para um documentário sobre a lenda para o canal de TV Travel Channel.
O estado americano em questão é responsável por cerca de um terço do total das ditas aparições. Em uma imagem, feita em infravermelho, é possível ver uma pinta vermelha que seria a suposta criatura.
Possível aparição do Pé Grande é revelada enquanto cientistas caçam a criatura semelhante a um símio nas florestas do Oregon.
Apesar da imagem, segundo a primatóloga Mireya Mayor, da Universidade Internacional da Flórida (FIU, na sigla em inglês), não existem evidências fósseis que provem a presença do dito animal na América do Norte.
Contudo, ainda segundo Mayor, a presença do animal "é totalmente possível" uma vez que animais possuem comida, abrigo e um habitat que os isolam dos seres humanos.
Além disso, Mayor, que já descobriu uma nova espécie do gênero Microcebus, também conhecidos como lêmures-ratos, ainda em 2001, acredita que animais grandes poderiam não ser percebidos pelo homem no meio de florestas densas.
"Quando eu fui fazer uma pesquisa sobre gorilas de planícies ocidentais, devido à vegetação densa na qual eles vivem [e] o fato de não estarem acostumados e evitarem os humanos a qualquer custo, ocorreram vezes que estávamos no máximo um metro de distância de um gorila de 200 kg e passávamos de uma a duas horas sem saber que ele estava lá", declarou Mayor ao portal.
Criatura lendária
Apesar do suposto encontro com o Pé Grande, a comunidade científica tradicionalmente não acredita na existência da criatura.
Contudo, diversas testemunhas caracterizam o Pé Grande como sendo um animal semelhante aos símios andando sobre duas pernas.
A altura do animal, às vezes, é descrita de formas diferentes, podendo chegar a quase três metros. Também é comum ouvir das testemunhas que o animal é peludo.
A fama do Pé Grande é tão forte que o FBI já executou uma investigação para saber se o suposto animal era mito ou verdade. No entanto, de acordo com arquivos criados ainda em 1977, os investigadores não obtiveram evidências concretas sobre sua existência.
fonte: Sputnik News