Um estudo conduzido por três equipas de cientistas de Harvard, Columbia e MIT (Massachussetts Institute of Technology) chegou à conclusão de que Jesus Cristo era casado. A pesquisa levou em conta um antigo papiro, estudado nos últimos anos por especialistas.
Escrito na língua copta, idioma que deixou de existir no século XVII, o papiro se chama “Evangelho da Esposa de Jesus” e, quando descoberto em 2012, foi negado pelo jornal do Vaticano, que à época afirmou que o papiro “era falso, tinha gramática pobre e origem incerta”.
O papiro traz à tona a frase “Jesus disse-lhes: ‘Minha esposa…’” e faz referência também a uma discípula mulher. Por conta dessa referência ao facto de Jesus ser casado, as escritas achadas num documento de 4cm por 8cm causaram tanta polémica.
“A composição química do papiro e os padrões de oxidação são consistentes com outros papiros antigos, ao comparar o fragmento do Evangelho da Esposa de Jesus com o Evangelho de João”, escreveram os investigadores no artigo publicado na revista Harvard Theological Review.
A pesquisa, porém, não acabou de vez com a polémica. O egiptologista Leo Depudydt, um dos mais destacados do mundo e da Brown University, afirma que existem erros gramaticais do copta e o uso de negrito nas palavras “minha esposa” mostram que se trata de um documento falso.
fonte: Yahoo!