Em 2017, 20 anos depois de ter sido lançada, a Cassini 'apaga-se'. Este fim de semana realizou a última grande missão numa das mais intrigantes luas de Saturno.
A sonda Cassini fez, no fim de semana o seu último voo rasante à lua Enceladus e já começou a transmitir dados e imagens.
A sonda ter-se-á aproximado ao máximo de Enceladus, uma das luas de Saturno e que é um dos corpos espaciais que mais intriga a comunidade científica.
As expectativas relativamente ao material que a Cassini recolheu são muito elevadas: apesar de estar coberta de gelo, foram observados jatos de vapor na primeira passagem da sonda por Enceladus, em 2005.
Este é o último voo rasante da Cassini, que a partir de agora voltará para a órbita de Saturno, até terminar a sua missão em setembro de 2017.
Na sua longa vida (foi lançada em 1997), a Cassini-Huygens (como foi designada) contribuiu com inúmeras informações antes desconhecidas sobre Saturno e as suas luas. "Aquilo que a Cassini nos permitiu descobrir sobre o sistema de Saturno é profundo", disse Linda Spilker, a coordenadora do projeto no Jet Propulsion Laboratory, da NASA, na Califórnia.
fonte: TSF