Terá sido na chamada "cidade branca" que os indígenas das Honduras se terão escondido dos conquistadores espanhóis, no século XVI.
Durante muitos anos investigadores procuraram a lendária "cidade perdida", como é descrita, e só em março do ano passado uma equipa de arqueólogos da National Geographic encontrou vestígios numa remota região tropical das Honduras, La Mosquitia.
Esta semana começaram as escavações e os primeiros achados apareceram quase de imediato.
Uma peça com a cabeça de um jaguar e uma vasilha adornada com a cabeça de uma ave foram das primeiras peças a serem recolhidas.
As peças foram apresentadas pelo presidente Juan Orlando Hernández num acampamento no aeroporto militar rural em El Aguacate, departamento de Olancho, 220 km a leste da capital, Tegucigalpa.
Hernández revelou que os especialistas da National Geographic e da universidade americana do Colorado encontraram três cidades e as escavações começaram na menor delas, batizada no projeto como "Cidade Jaguar".
De acordo com as primeiras estimativas, essas três cidades podem ser quatro vezes maiores do que Copán, o parque arqueológico maia situado a 400 km a noroeste de Tegucigalpa.
fonte: TSF