Para conseguir furar os figos na Índia, uma determinada espécie de vespa tem uma agulha que contém zinco.
Cientistas indianos descobriram que a vespa parasita "Apocrypta westwoodi" tem zinco na ponta da agulha que usa para furar os figos.
A Wired chama-lhe uma "broca", mais fina do que um cabelo humano, mas suficientemente capaz de furar a pele de um figo verde.
É que a vespa parasita procura figos que tenham sido polinizados por outras vespas, que ali deixam os seus ovos. E que "selam" o figo com uma espécie de cola, para o proteger.
A capacidade de penetrar no figo polinizado e protegido foi o que interessou os cientistas indianos, que foram à procura de perceber como é que a "Apocrypta westwoodi" conseguia fazê-lo.
E perceberam que "a ponta serrilhada dessa espécie de agulha é enriquecida com zinco, tornando-a suficientemente forte para perfurar o figo, sem o rachar".
"Aquilo que me chamou a atenção foi que o oviduto [a "agulha"] precisa de ser extremamente duro para cortar o figo, mas também precisa de ser flexível, porque tem de ser capaz de manobrar dentro deste substrato e não tem olhos", explica Namrata Gundiah, cientista de biomecânica no Indian Institute of Science.
fonte: TSF