As primeiras indicações dizem que os cientistas descobriram uma povoação víquingue na costa do Canadá. O Google Earth ajudou...
A confirmar-se que se trata de uma povoação víquingue, a descoberta poderá obrigar a reescrever a história do continente norte-americano.
A equipa de arqueólogos fez a descoberta juntando dois elementos altamente improváveis de serem conjugados: as sagas medievais, que contam as aventuras dos víquingues, com tecnologia via satélite.
Através desses relatos, fica a saber-se que os víquingues teriam chegado ao continente norte-americano pelo menos 500 anos antes de Colombo.
Mas sempre subsistiram dúvidas sobre a credibilidade desses textos, escritos alguns séculos depois dos próprios actos relatados.
É certo que na década de 60 do século passado foi confirmado que os víquingues teriam estado em L"Anse aux Meadows (Canadá), o que só por si foi uma descoberta revolucionária. Mas o facto de se ter provado que foi uma instalação provisória fez desvalorizar o impacto.
Agora surgem evidências de um segundo local, Point Rosee,não muito longe de L"Anse aux Meadows, descoberto com recurso a imagens obtidas via satélite, no Google Earth.
Os cientistas, liderados pela arqueóloga espacial Sarah Parcak, falam numa descoberta potencialmente "sísmica".
fonte: TSF