As maiores manifestações da história recentes do Vietname aconteceram por causa da morte massiva de peixes. O governo responde com um comité de 100 cientistas!
Nos últimos meses, milhões de peixes e também de mexilhões morreram nas águas do Vietname.
Tantos - e tão difíceis de calcular - que milhares de pessoas, sobretudo pescadores e seus familiares, vieram para as ruas protestar (manifestações é algo raro neste país).
Dezenas de milhares de pessoas, nas zonas costeiras do Vietname, estão a ser atingidas pelo caso, que já é considerado o desastre ambiental mais grave do país nos últimos anos.
O assunto tornou-se no principal tema do Vietname, o que levou o governo a convocar uma centena de cientistas, para que descubram o que se passou.
Este exército de cientistas locais será reforçado com especialistas de vários países, a quem também foi solicitada ajuda.
Há vários dias que um suspeito surge em todas as notícias: o grupo "Formosa", de Taiwan, proprietário de um complexo siderúrgico na região (a Hung Nghiep Formosa Ha Tinh Steel Company), que poderia ser o responsável pela contaminação.
fonte: TSF