Uma equipa de arqueólogos viajou nesta quinta-feira para a biosfera do Rio Plátano, no leste de Honduras, para iniciar escavações em busca de rastos de uma possível civilização pré-colombiana na misteriosa "Cidade Branca", anunciou o presidente Juan Orlando Hernández.
"Hoje (quinta) um grupo de arqueólogos e cientistas está indo até a Cidade Branca para preparar as escavações nos próximos dias das primeiras peças", afirmou o presidente durante ato com universidades privadas.
Em 2012, arqueólogos disseram ter encontrado pistas do que pode ser a Cidade Branca, na selva inexplorada do Rio Plátano.
A Cidade Branca tem sido uma lenda publicada até em livros escolares, evocando a existência de um assentamento de uma grande civilização milenar no meio da selvas da chamada Amazónia centro-americana.
O presidente informou que as descobertas na biosfera, que se estende entre os departamentos Olancho e Gracias a Dios, não pertencem a maias, nem astecas, nem incas.
Em outubro passado, a National Geographic publicou um artigo em sua revista e um documentário de televisão sobre as descobertas em explorações feitas por especialistas estrangeiros e hondurenhos, enquanto o governo anunciou o projeto das escavações.
Até agora, as descobertas consistem em rochas com hieroglifos, enquanto imagens de satélite mostraram montes de terra em meio a árvores frondosas - fazendo acreditar que estruturas de pedra de palácios, casas e esculturas estariam encobertas.
fonte: BOL