A União Europeia vai pagar um projeto russo para criar armas que possam vir a destruir ou desviar a rota de asteróides que se encaminhem para a Terra.
"No âmbito do sétimo programa-quadro da União Europeia para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias científicas entre 2012 e 2015, lideramos o projeto NEOShield para investigação de todos os meios de deter objetos perigosos", divulgou a um instituto que pertence à agência espacial russa Roscosmos.
"O trabalho foi distribuído entre participantes de vários países, sendo que a tarefa de desviar objetos espaciais com explosões nucleares foi destinado à Rússia", diz ainda o Instituto de Pesquisa Científica Central para Construção de Máquina, citado pela TASS.
O objetivo é dispor de meios que possam prevenir eventuais choques com a Terra, ainda que, nesta altura, explosões nucleares no espaço estejam proibidas.
A Roscosmos quer trabalhar num cenário em que as explosões nucleares seriam realizadas no espaço sideral, ainda distante da Terra, com o objetivo de fazer o asteróide mudar de rota, em vez de o desintegrar.