Quantcast
Channel: Novos Insólitos - Notícias incríveis que nos fazem refletir
Viewing all 3438 articles
Browse latest View live

Crocodilo enorme com mais de 850 kg é capturado na Austrália

$
0
0


O naturalista Matt Wright, da Austrália, e sua equipa capturaram um enorme crocodilo de 5,58 metros e aproximadamente 890 kg.

De acordo com as informações do Daily Mail, Matt capturou o animal no final de 2015, entretanto, só divulgou imagens do animal na quinta-feira (11). 

O "monstruoso" réptil, considerado o 2º maior já encontrado na Austrália, foi levado para um parque em Green Island, no estado de Queensland. 

O título de maior crocodilo do mundo em cativeiro pertence a Cassius, que vive em água salgada e foi capturado no rio australiano Finnis. Ele mede 5,48 metros e pesa mais de 950 kg.

fonte: Rede TV


Mudança climática provoca ataques de gafanhotos na Argentina

$
0
0



Um ataque inesperado de gafanhotos surpreendeu três províncias do noroeste da Argentina nos últimos meses. É o pior ataque do inseto "em mais de cinquenta anos", segundo o engenheiro agrónomo Diego Quiroga, diretor nacional de proteção vegetal do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentária (Senasa) do país. 

Em entrevista por telefone, ele atribuiu o fenômeno à mudança do clima. "Primeiro, tivemos uma forte seca durante três anos (2012, 2013 e 2014) nas províncias afetadas pela praga, e no ano passado um inverno com temperaturas altas e fortes chuvas", disse à BBC Brasil. 

O gafanhoto, de acordo com Quiroga, costuma "se esconder no inverno" e aparecer para se alimentar nas outras estações, como a primavera. 

"Mas sem inverno definido, eles acabaram antecipando seus ciclos naturais, passando a se reproduzir também em quase todas as estações do ano." 

O ataque dos gafanhotos – chamados de langostas em espanhol – começou a ser observado em julho passado na província de Santiago del Estero e se espalhou para as vizinhas Tucumán e Catamarca, segundo a assessoria da entidade chamada Confederações Rurais Argentinas (CRA), com sede em Buenos Aires.

Vídeos caseiros com gafanhotos em massa sobrevoando plantações, feitos pelos produtores rurais, foram publicados nas redes sociais assim que o fenômeno ganhou força, no segundo semestre do ano passado. 

'EXÉRCITO' DE INSETOS

Por causa do período de reprodução prolongado, diz Quiroga, a expectativa é de que em cerca de vinte dias os gafanhotos voltem a sobrevoar as plantações em grandes grupos, caso não sejam combatidos. 

"Cada nuvem de gafanhotos pode ter até cinquenta milhões de insetos. Não queremos erradica-los, não é essa a proposta, mas combatê-los para que não cheguem a outras províncias", disse. 

O presidente da Sociedade Rural da província de Tucumán, Ignacio Lobo Viaña, disse que os gafanhotos "agem como um exército atacando pasto e cultivos como soja e milho". Aos 56 anos, ele disse que "jamais viu nada parecido" em termos de ataque do inseto. 

Quiroga, por sua vez, afirma que não existem cálculos sobre as perdas econômicas para o setor agrícola na região, mas que "o impacto é mais visual do que matemático", já que os insetos atacam principalmente os pastos. 

Segundo cálculos da CRA, cerca de 700 mil hectares estão sendo afetados pelo fenômeno, mas a maioria deles é coberta de pasto. Cerca de 180 mil hectares são ocupados por cultivos. 

'O gafanhoto não espera' 

Na última quinta-feira, autoridades federais e provinciais anunciaram ações conjuntas para combater a praga. 

"São brigadas especiais para combater o inseto, até porque focos do gafanhoto começaram a aparecer onde antes não existia no país, como ocorreu recentemente na província de Salta (no norte da Argentina) e em Córdoba (na região central do país), entre outros locais", afirmou Quiroga. 

Em entrevista à imprensa local, o presidente do Senasa, Jorge Dillon, disse que vai ser necessária uma ação conjunta do setor público e privado para "cuidar da produção nacional". 

A preocupação com a produção agrícola argentina também foi abordada pelo secretário de Agricultura do país, Ricardo Negri, que disse que o Ministério de Agroindústria, que faz parte da força tarefa de combate ao gafanhoto, assumiu o "compromisso de incrementar seus recursos e coordenar medidas que solucionem o tema (da praga do gafanhoto)". 

Após o anúncio das ações, a CRA divulgou comunicado dizendo que o "gafanhoto não espera" e alertando para a reprodução rápida do inseto.

fonte: Terra

Leões fogem de parque e se dirigem a área residencial no Quénia

$
0
0

Moradores de uma área residencial no Quénia ficaram amedrontados após seis leões fugirem do Parque Nacional de Nairóbi e se dirigirem ao local. O caso aconteceu nesta sexta-feira (19).

Segundo as informações do Telegraph, o porta-voz da Kenyan Wildlife Service (Serviço de vida selvagem, em tradução livre), Paul Udoto, os animais foram flagrados perto de um hospital no subúrbio de Langata. Na sequência, eles foram avistados na maior favela do país, Kibera. 

Agentes de segurança animal ainda estão tentando capturar os leões. Não há informações sobre como eles conseguiram escapar do parque.

fonte: Rede TV

Piranhas voltam a atacar banhistas em Palmas

$
0
0




O Corpo de Bombeiros do Tocantins registou um ataque de piranha na Praia de Caju, em Palmas, no domingo, 14. De acordo com a TV Anhanguera, outros quatro incidentes teriam sido registados nas praias do Prata e da Graciosa, no fim de semana.

As redes de proteção, instaladas pela prefeitura, não conseguiram conter os peixes, que invadiram as áreas de lazer, em busca de alimentos jogados na água, pelos próprios banhistas.

A Secretaria de Comunicação da prefeitura acredita que, com as fortes chuvas de janeiro, a água ultrapassou a altura das telas, facilitando a invasão das piranhas. Informou, também, que a situação será avaliada in loco, por técnicos municipais, para definir quais as medidas podem ser tomadas para impedir novos ataques.

O Corpo de Bombeiros recomenda aos banhistas que permaneçam na área delimitada pelas telas de proteção. O major José Domingos Filho, da assessoria de comunicação, disse que a população também deve evitar alimentar os peixes e, em caso de ataque, procurar imediatamente o posto dos bombeiros, na praia, para receber os primeiros socorros.

O maior ataque de piranhas em Palmas foi registrado em 2011, com 87 vitimas. Desde 2013, com o término da instalação das redes, os incidentes passaram a ser raros, tanto nas praias de Palmas, como na Ilha do Canela, onde o próprio proprietário se encarregou de colocar telas de proteção. Normalmente, as piranhas ficam mais agressivas na época da piracema, quando fazem a desova (de novembro a fevereiro).

fonte: BOL

Surto de raiva confundido com feitiçaria deixa 12 crianças mortas no Peru

$
0
0

Ao menos 12 crianças morreram de raiva após serem atacadas por morcegos no interior do Peru entre o meio do ano passado e o mês passado. Apesar do tamanho do problema, ele só foi descoberto em fevereiro pois os moradores acreditavam que as mortes eram obra de feitiçaria.

Os casos ocorreram na região de Loreto, na Amazónia peruana, a mais de 1 mil km da capital Lima. As crianças tinham entre 8 a 15 anos de idade e morreram entre setembro do ano passado e fevereiro deste ano.

O surto de raiva chegou a colocar comunidades indígenas em risco. “As crianças mortas eram da etnia Achuar. Todas foram mordidas por morcegos hematófogos, sugadores de sangue”, disseram as autoridades.

Segundo a imprensa local, as mortes ocorreram pois a comunidade suspeitava que elas estavam ligadas à feitiçaria. Caso fossem encaminhadas para hospitais da região, elas provavelmente teriam sobrevivido, de acordo com o governo peruano.

Anibal Velasquez, ministro da Saúde do Peru, disse que o governo declarou estado emergência na região até que o surto de raiva seja contido. As autoridades começaram uma campanha de vacinação contra a doença no começo de fevereiro na tentativa de imunizar todas as comunidades indígenas. 

fonte: Yahoo!

Turista sobrevive a ataque de tigre bengala se escondendo em árvore durante duas horas

$
0
0

Um turista holandês escapou de um ataque de tigre escondendo-se do animal numa árvore por mais de duas horas.

Gerard Van Laar estava caminhando num parque nacional do Nepal com seu guia, quando de repente ouviu um barulho de rosnar e viu o animal correndo em direção à ele em alta velocidade.

Seu guia, Krishna, conseguiu chamar a atenção do tigre e disse para Gerard escalar a árvore.

Os tigres são capazes de subir em árvores resistentes, mas isso é algo relativamente raro de se acontecer. O engenheiro Gerard, de 33 anos, disse que teve a sorte de sair vivo depois do ataque que aconteceu no sábado (13). 

“Eu teria morrido se não tivesse sido ajudado por Krishna”, disse Gerard.

Krisha foi atacado e acabou levemente ferido, mas conseguiu escapar. Como Gerard esperou na árvore, o tigre ficou circulando por um tempo, enquanto o engenheiro ficou quieto a cerca de 6 metros de altura. 

Aproximadamente duas horas depois o guia voltou com ajuda, e conseguiu resgatar Gerard. Krishna ficou hospitalizado durante um dia, mas Gerard nada sofreu.

Bardia é uma floresta nacional protegida que abriga cerca de 70 tigres. Ela recebe milhares de visitantes por ano, mas os ataques de tigres são raros.

fonte: Gadoo

Cientistas descobrem flor 'intacta' em fóssil de 15 milhões de anos

$
0
0


As duas flores estavam entre os 500 fósseis coletados numa expedição realizada em 1986 pelo professor George Poinar, um famoso entomologista.

A maioria das amostras coletadas era de insetos mas, depois de quase 30 anos de pesquisas, o professor começou a analisar as flores.

Poinar percebeu que elas estavam praticamente intactas, algo muito difícil de acontecer com plantas presas em âmbar: geralmente sobram apenas fragmentos.

Em 2015, Poinar enviou fotos em alta resolução para Lena Struwe, da Universidade Rutgers, em Nova Jersey.

"Parecia que essas flores tinham acabado de cair de uma árvore. Pensei que poderiam ser flores Strychnos", disse Pionar.

Ao receber as amostras presas em âmbar, Struwe comparou a estrutura física de todas as 200 flores conhecidas da espécie Strychnos, analisando coleções inteiras de muitos museus e acervos. E comprovou a descoberta do colega.

A professora disse que as características usadas para identificar espécies de Strychnos estão na morfologia da flor, e "por sorte era o que encontramos nesse fóssil".

"Analisei cada amostra de espécie do Novo Mundo, fotografei e medi e comparei com a foto que George me mandou e me perguntei: 'Como são os pelos nas pétalas? Onde eles estão situados?', e assim por diante."

A descoberta foi divulgada na revista especializada Nature Plants.

Investigadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, descreveram uma nova espécie de planta graças à descoberta de flores fossilizadas dentro de pedaços de âmbar que têm pelo menos 15 milhões de anos.

Veneno

A nova planta, batizada de Strychnos electri, pertence ao género de arbustos tropicais e árvores conhecidos por produzir a toxina estricnina.

E, para os animais do fim do período cretáceo que conviveram com ela, a planta era um perigo a mais.

"Espécies do género Strychnos são quase todas tóxicas de alguma forma", explicou George Poinar.

"Cada planta tem seus próprios alcaloides com efeitos variados. Algumas são mais tóxicas que outras e pode ser que tenham sido bem-sucedidas porque seus venenos ofereciam algum tipo de defesa contra os animais herbívoros", acrescentou.

O mais famoso desses alcaloides, a estricnina, é uma toxina usada como base de muitos venenos contra ratos.

E também é citada em muitos trabalhos de ficção, como o filme Psicose, de Alfred Hitchcock. A estricnina era uma das armas do personagem de Norman Bates.

Mas essas plantas também são da família das "asterídeas", que inclui mais de 80 mil plantas floríferas - até mesmo muitas que são de consumo humano, como a batata, o café e o girassol.

A descoberta destas flores quase intactas e tão antigas é mais um elemento muito importante ao registo de fósseis dessa família, que ainda não é totalmente compreendida pelos cientistas.

fonte: UOL

Análise de DNA revela que exploradores não comeram mamute em 1951

$
0
0

O acontecimento entrou para os livros de história como um dos banquetes mais chocantes da era moderna - mas será que os exploradores realmente comeram um mamute em 1951?

A lenda diz que o Clube de Exploradores de Nova Iorque se sentou à mesa para apreciar uma refeição de mamute - perfeitamente preservado em gelo durante milhares de anos.

Os jantares - que eram frequentados por exploradores incluindo Neil Armstrong - se tornaram lendários por seus pratos exóticos, como olhos de cabra e tarântulas fritas, mas o mamute servido em 1951 foi o auge dos alimentos estranhos servidos aos destemidos participantes.

No entanto, após uma análise realizada no DNA de um fragmento do que sobrou do jantar, cientistas descobriram que o que eles realmente estavam comendo eram tartarugas-marinhas.

Em uma publicação na revista PLOS One, os pesquisadores afirmaram, “O museu Yale Peabody possui uma amostra preservada da carne consumida na refeição de 1951, descrita no local como sendo de uma preguiça gigante da América do Sul (também chamada de Megatério), e não de mamute”.

"Nós analisamos um fragmento do citocromo-b mitocondrial e estudamos materiais arquivados para verificar a sua identidade, que se fosse verdadeira aumentaria o tamanho do Megatério em mais de 600% e alteraria a nossa visão em relação à evolução da preguiça”.

"Os nossos resultados indicam que a carne não era de mamute e nem de Megatério, e sim de tartaruga-verde do mar (Chelonia mydas). O jantar pré-histórico foi, provavelmente, um golpe publicitário elaborado.”

fonte: Yahoo!


É um... isso, um iate!

$
0
0

Mas, convenhamos, parece tudo menos um barco. Um conceito revolucionário. Demasiado?

O "Tetrahedron super yacht"é um projeto do arquiteto Jonathan Schwinge e pretende por em causa tudo aquilo que imaginamos num barco.

A pirâmide é construída em aço inoxidável e fibra de carbono e destaca-se por por parecer suspensa - há uma estrutura na vertical ligada a uma base submersa, que funciona como um motor e que permite a embarcação chegar até cerca de 70 quilómetros por hora.

O "Tetrahedron super yacht" está pensado para seis passageiros e quatro tripulantes.

Não é público quanto custará o barco quando - se? - chegar ao mercado.

fonte: TSF

Som misterioso tira o sono a 20 mil pessoas

$
0
0

Um som agudo e metálico tem perturbado, desde a semana passada, a tranquilidade dos habitantes de Forest Grove, um subúrbio no estado de Oregon, EUA.

Os cerca de 20 mil habitantes de Forest Grove, subúrbio situado a 40 quilómetros da cidade de Portland, não têm tido descanso desde que um ruído "irritante" surgiu na localidade. Normalmente, o som surge à noite, mas não tem uma duração regular.

Inicialmente, a polícia atribuiu o som aos freios (travões) dos comboios, "mas não há linhas ferroviárias por perto", explicou o chefe da Proteção Civil de Forest Grove, Dave Nemeyer, à cadeia de televisão ABC. "É sem dúvida um ruído insuportável", continuou.

A polícia e os bombeiros têm unido esforços para descobrir a origem do som perturbador e até já cortaram o fornecimento de luz, o sistema de alarmes e a rede de gás, mas ainda não conseguiram identificar a causa do ruído.

Ainda assim a população não parou de dar sugestões, na tentativa de restaurar o sossego. "Recebemos muitas chamadas com todo o tipo de sugestões sobre o que podia ser: um ventilador, algo num sótão, um compressor...", explicou um responsável dos bombeiros da localidade, Sharon Cox.

O ruído, que já afetou o comportamento dos animais de estimação, é a mistura de um alarme de incêndio com o som suave de uma flauta.


O capitão da Polícia de Forest Grove, Mike Herbs, garantiu que "há uma ordem de captura para a pessoa que está a criar este ruído com o propósito de incomodar os vizinhos", caso se confirme que o som está realmente a ser manipulado.

Enquanto não se descobre a origem do ruído, o som vai-se tornando um mito, com alguns dos habitantes a afirmarem que este tipo de ruído já se tinha ouvido décadas atrás. Outros brincam com a possibilidade de ser um fenómeno extraterrestre.


Descoberto capitão mumificado dentro de iate

$
0
0

O seu iate, de 12 metros, foi encontrado à deriva no oceano pacífico


Manfred Fritz Bajorat, de 59 anos, foi encontrado mumificado


O corpo do capitão estava debruçado junto do rádio telefone do seu iate


O último contacto - físico - do Alemão de que há registo é de há 7 anos


A embaixada alemã em Manila está a trabalhar com a polícia local para encontrar a sua família na Alemanha


Muitas das suas viagens partilhou com a sua mulher, Claudia, de quem se separou em 2008 e que, mais tarde, morreu de cancro

O corpo mumificado de um alemão foi encontrado num iate, junto ao rádio telefone. A embarcação foi descoberta à deriva por dois pescadores, a cerca de 60 quilómetros da costa sul das Filipinas.

Manfred Fritz Bajorat, de 59 anos, tentava fazer uma última chamada de socorro quando morreu, de causa ainda desconhecida. É o que indicam a forma como o seu corpo, em decomposição, foi encontrado e a investigação inicial ao iate, segundo noticia o Dailymail.

Não há evidências de uma segunda pessoa a bordo, nem foi encontrada nenhuma arma. Não foi ainda possível determinar há quanto tempo estará morto, nem exatamente qual foi a causa da morte. O que se sabe é que foram os ventos secos do mar, as temperaturas altas e o ar salgado que preservaram o corpo. E que este marinheiro navegou mais de meio milhão de milhas náuticas, ao longo de 20 anos.

Dentro da cabine, em grande parte submersa, foram encontrados álbuns de fotografias, roupas e latas de comida espalhadas por toda a parte. "A forma como está sentado indica que a sua morte foi inesperada, talvez por ataque cardíaco", diz o criminologista forense Mark Benecke.

Manfred, cuja identificação só foi possível graças a papelada encontrada a bordo do iate, deu sinais de vida pela última vez há cerca de um ano, na altura do seu aniversário, segundo revelou um amigo seu. O contacto foi feito via Facebook, onde publicava regularmente novidades sobre as viagens a bordo do seu iate de 12 metros.

Relatórios indicam que o último contacto físico com pessoas foi em 2009, mas as autoridades não acreditam que o iate tenha estado à deriva durante sete anos. Sabe-se que, nesse mesmo ano, conheceu Dieter, um outro marinheiro, em Maiorca, Espanha. Sobre Manfred, disse: "Era um marinheiro muito experiente. Não acredito que tenha navegado para o meio de uma tempestade. O mastro deve ter-se partido depois de Manfred já estar morto".

A polícia está a tentar recriar as suas viagens e descobrir quais as últimas pessoas com quem falou. A embaixada alemã em Manila, Filipinas, está a trabalhar com a polícia local para encontrar a sua família na Alemanha. Acredita-se que tenha uma filha chamada Nina que trabalha como capitã de um navio de transportes de mercadorias.

Manfred, natural da região de Rurh, na Alemanha, detestava os invernos rigorosos da cidade natal e fugia para o mar em busca de climas mais quentes. Num certificado encontrado dentro do iate destroçado, pode ler-se que adotara o apelido "Tiger Shank" (Tubarão Tigre) em 2008, quando a bordo do cargueiro Hyundai Renaissance atravessou a linha do equador de Singapura a Durban, na África do Sul, um marco na vida de todos os marinheiros.


Tripulação da Apollo 10 escutou 'música extraterrestre' no lado oculto da Lua

$
0
0



A Apollo 10, quarta missão tripulada do programa homônimo americano e antecessora direta da mais famosa expedição espacial, a Apollo 11, tinha como objetivo testar o Módulo Lunar da Nasa, que seria usado por Neil Armstrong e seus colegas posteriormente.

A expedição chegou a menos de 15 km da superfície e ficou cerca de uma hora no lado oculto da Lua, abrindo caminho para que sua sucessora fizesse história ao pisar de fato no único satélite natural da Terra. 

Tudo aconteceu como planejado, entretanto, gravações descobertas 40 anos depois, divulgadas em um programa de TV norte-americano, mostram que os astronautas ouviram um barulho bizarro justamente quando estavam totalmente sem comunicação com a Terra.

As fitas, datadas de 1969, gravam a missão e tudo o que foi conversado entre os astronautas. Em um momento, porém, alguém diz ouvir um “barulho estranho, uma música de outro mundo vindo do módulo de rádio da Apollo”, segundo o programa Arquivos Inexplicados da Nasa.

“Parece algo como uma música de outro planeta”, disse um dos tripulantes na gravação. “Você ouve isso? Esse som de assovio? Whoooooooooo!”, responde outro.

Interferência de algum campo magnético é algo fora de cogitação, uma vez que não era possível captar nenhum sinal de rádio vindo da Lua. Algum tipo de ruído interno é uma possibilidade plausível para alguns investigadores, mas, quatro décadas depois, esse mistério ainda está longe de ser resolvido.

“O pessoal da Apollo 10 estava muito acostumado com os barulhos que ouviam [para se comunicar com o Centro de Controle]”, rebate ao programa o astronauta Al Worden, integrante da missão Apollo 15. “A lógica me diz que, se algo foi gravado, algo estava lá. E a Nasa teria escondido essa informação das pessoas se quisesse.”

Música de outro mundo, sinal alienígena ou interferência mesmo? É possível que nunca saibamos o que de fato foi esse assovio no lado escuro da lua…

fonte: Yahoo!

Cientistas mais perto de desvendar mistério da origem de lua de Marte

$
0
0

Imagens recolhidas recentemente, a parir de luz ultravioleta, vão poder esclarecer sobre a origem de Phobos.

Até hoje os cientistas não conseguiram apresentar uma explicação, aceite pela comunidade em geral, sobre a origem de Phobos, uma das luas de Marte.

A teoria mais replicada é de que surgiu da mesma forma que a Lua da Terra (a partir da colisão de objetos espaciais), mas falta evidência que o comprove; da mesma forma a ideia de que se formou a partir de um asteroide carece de comprovação.

nova imagem de Phobos, obtida através de luz ultravioleta, pode trazer novidades sobre este mistério.

As novas informações foram recolhidas em novembro de dezembro do ano passado pela missão da NASA Mars Atmosphere and Volatile Evolution (Maven), que se aproximou de Phobos, ficando a 500 quilómetros de distância.

A imagem vai permitir conhecer os materiais que compõem esta lua de Marte.

fonte: TSF

Hitler não morreu no bunker, revela novo livro

$
0
0

O ditador terá passado os seus últimos dias numa confortável casa algures num local perdido da Patagónia, revela novo livro de Eric Fratinni, com base nos arquivos do FBI, CIA, MI6 e outros.

Será que Hitler se suicidou mesmo no bunker? Ou terá terminado os seus dias numa confortável casa nalgum local perdido na Patagónia? 

A dúvida que sempre existiu é novamente levantada agora pelo peruano Eric Fratinni no seu novo livro "Hitler: morreu no bunker?" (Editora Bertrand). 

Fratinni - que é autor de Mossad - Os carrascos do Kidon e CIA - Jóias de Família, entre outras obras - teve acesso a numerosos testemunhos e documentação da época que demonstram a incerteza que rodeia a morte do ditador e pistas que demonstram a suposta fuga de Hitler e da sua esposa, Eva Braun, dando-as a conhecer pela primeira vez aos leitores.

O autor analisou mais de duas mil páginas de documentos que falam da fuga nos arquivos do FBI, CIA, MI6, KGB, CEANA (Comissão de Esclarecimento das Actividades Nazis na Argentina) entre outros.

O autor, que foi correspondente no Médio Oriente e viveu em Beirute e Jerusalém, revela a sua investigação neste livro e deixa ao leitor a decisão de escolher em qual das versões acredita: se a que a História conta ou uma outra escondida, que está por contar.

fonte: Económico

NASA vai ter avião supersónico... que não faz barulho

$
0
0

Primeiros voos comerciais para passageiros podem ser viáveis a partir de 2020

A NASA quer protagonizar o regresso às viagens comerciais em avião supersónico, mas sem os estampidos característicos da velocidade superior à do som, como acontecia com o Concorde francês.

A estimativa para o primeiro voo comercial é o ano de 2020, se tudo correr como previsto. Até lá, a Lockheed Martin, empresa com a qual a NASA celebrou ontem um contrato de 20 milhões de dólares (18,4 milhões de euros) para concluir o protótipo de demonstração nos próximos 17 meses, vai deitar mãos à obra para ter pronto o novo aparelho que, para já é apenas o avião X - começa sempre por se chamar assim, não é?

"A NASA está a trabalhar arduamente para tornar os voos mais seguros, menos ruidosos e mais amigos do ambiente e, ao mesmo tempo, a desenvolver aparelhos mais rápidos e um sistema de aviação mais eficiente", afirmou Charles Bolden, o administrador da NASA, na reunião em que anunciou o novo avião supersónico, numa cerimónia em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos.

Na ocasião, Bolden lembrou o feito de outro americano, Chuck Yeager, que há quase 70 anos, a 14 de outubro de 1947, bateu pela primeira vez a barreira do som a bordo de um Bell X-1. "Estamos a prosseguir a pesquisa para desenvolver a alta velocidade, com o avião X supersónico muito menos ruidoso", sublinhou o patrão da NASA.

A tecnologia supersónica não ruidosa tem por objetivo que os aviões a velocidades superiores à do som produzam apenas um piar suave em vez dos estampidos brutais que tradicionalmente se produzem à passagem de um aparelho supersónico.

fonte: Diário de Noticias


Júpiter será o mais brilhante no céu noturno de 8 de março

$
0
0

O maior planeta do sistema solar atinge a maior proximidade da Terra na próxima terça-feira

Na próxima semana, dia 8, Júpiter torna-se o rei dos céus. Ele é o maior planeta do sistema solar e será, nessa noite, o ponto mais luminoso no céu. Fácil, portanto de identificar, se as nuvens não taparem a visão.

Há um motivo. Nesse dia, a Terra e Júpiter, nas suas órbitas em torno do Sol, atingem o ponto mais próximo entre si e, além disso, a Terra estará exatamente entre o Sol e a Júpiter, o que significa que visto daqui, o gigante gasoso vai surgir iluminado em todo o seu esplendor. Como Vénus, na sua caminhada diária através do céu, se põe a oeste logo atrás do Sol, Júpiter não terá concorrência à sua altura.

"Júpiter estará particularmente bonito a 8 de março", confirma o astrónomo Alan Duffy, da Universidade Tecnológica de Swinburne, na Austrália, citado num comunicado da instituição. "Como vai estar no ponto mais próximo da Terra e completamente iluminado pelo Sol, do nosso ponto de vista, será facilmente o objeto mais brilhante no céu noturno, depois de Vénus desaparecer no horizonte", sublinha.

E recomenda: com um simples par de binóculos, os mais curiosos "podem até ver as as quatro luas de Galileu, como uma fiada de pérolas em volta do planeta". Ou seja, Europa, Ganimedes, Io e Calisto, as quatro luas de Júpiter que Galileu observou pela primeira vez em janeiro de 1610.


Mercúrio é escuro por causa das minas dos lápis...

$
0
0

Mercúrio é escuro à superfície mas até agora desconhecia-se porquê. A culpa é do grafite.

Cientistas acabam de esclarecer, a partir dos dados da missão MESSENGER da NASA, que a cor escura no planeta Mercúrio é grafite.

Ficou assim a saber-se que na fase inicial de formação de Mercúrio, em que se deu um arrefecimento da matéria fundida, o seu núcleo externo, quase todo feito de grafite, deslocou-se para a superfície.

O grafite ainda se encontra na camada externa, por exemplo em crateras e em algumas rochas. No resto do planeta o grafite está coberto de magma, devido à atividade vulcânica de Mercúrio.

"Que grande surpresa", confessou um dos cientistas envolvidos.

O grafite tem múltiplas utilizações, sendo a mais conhecida as minas dos lápis.

fonte: TSF

Cratera onde caiu asteróide vai ser perfurada em busca de respostas

$
0
0

Cientistas vão perfurar a cratera onde caiu um gigantesco asteroide há 66 milhões de anos. Haverá respostas sobre o desaparecimento dos dinossauros?

Um grupo de investigadores deve iniciar no final deste mês o projeto de expedição à cratera mexicana de Chicxulub.

Foi ali que caiu, há 66 milhões de anos, um gigantesco asteróide (10 quilómetros de diâmetro, segundo os últimos estudos), que deixou profundas marcas na Terra - agora os cientistas querem saber mais sobre o assunto, na expetativa de encontrarem vestígios de vida que existiu após a colisão.

Será a primeira vez que tal vai ser tentado, o que resulta, em parte, da dificuldade da cratera (com 180 quilómetros de diâmetro) estar parcialmente no mar, onde irá decorrer, precisamente, a perfuração.


Há teorias que relacionam este asteróide com a extinção dos dinossauros, além de muitas outras espécies que viviam na época.

fonte: TSF

Avião + helicóptero = coisa esquisita...

$
0
0

Os EUA querem ter um avião que seja o melhor de dois mundos: helicóptero e avião. O projeto vencedor já foi apresentado.

Para já é um protótipo, mas recebeu luz verde por parte da Agência de Pesquisa e Projetos Militares dos Estados Unidos (DARPA, na sigla em inglês), que tinha solicitado o projeto.

O objetivo é construir um avião com motorização híbrida, capaz pousar e descolar na vertical, como um helicóptero, sem necessidade de piloto a bordo.


O projeto VTOL X-Plane Lighting Strike está a ser desenvolvido pela empresa de engenharia aeronáutica Aurora Flight Science, que, diz o site Airway, "deixou para trás concorrentes tradicionais na disputa pelo contrato, como a Boeing e uma parceria formada entre a Lockheed Martin e a Sikorsky".

A Aurora recebeu um financiamento de 89,4 milhões de dólares para apresentar os primeiros resultados até setembro de 2018.

fonte: TSF

Detido suspeito de matar quatro familiares por feitiçaria

$
0
0

A Polícia de Manica, centro de Moçambique, deteve um homem suspeito de matar quatro familiares motivado pela feitiçaria.

Elcídia Filipe, porta-voz do comando da Polícia de Manica, contou que o suspeito prendeu por fora a porta da residência do irmão com um arame, em Vanduzi, na madrugada de segunda-feira, e de seguida espalhou combustível em redor da construção e incendiou a casa, matando o casal e duas crianças menores.

"Do trabalho feito pela polícia, concluímos que quem executou toda ação ou este ato criminoso foi o irmão do finado, porque foi ao curandeiro, que lhe disse coisas de obscurantismo e decidiu pela via que usou", disse Elcídia Filipe.

Segundo a porta-voz, o homem também sofreu queimaduras, que levantaram suspeitas à polícia.

O suspeito, disse Elcídia Filipe, foi capturado no distrito de Barue, quando estava em fuga para a cidade de Tete, no centro de Moçambique, onde reside, e confessou o crime, justificando-o com o obscurantismo.

A polícia diz que o suspeito acusava o irmão de usar a feitiçaria para enriquecer à custa de mortes de familiares, incluindo alguns dos seus filhos.

A porta-voz mostrou preocupação com este caso, que remete para outros no passado e que têm em comum a motivação do obscurantismo.

"O obscurantismo não serve para fundamentar qualquer comportamento que fere a lei, então ele vai ser responsabilizado", concluiu Elcídia Filipe.


Viewing all 3438 articles
Browse latest View live