Quantcast
Channel: Novos Insólitos - Notícias incríveis que nos fazem refletir
Viewing all 3438 articles
Browse latest View live

Afinal, o pai de Alexandre, o Grande, estava no túmulo ao lado

$
0
0

O rei Filipe II era coxo devido a um grave ferimento que sofrera três anos antes de morrer CORTESIA DE ARTURO ASENSIO


Mandíbula de Filipe II da Macedónia CORTESIA DE JAVIER TRUEBA


Perna esquerda de Filipe II, que mostra a grave anquilose do joelho e o buraco deixado pela lança inimiga CORTESIA DE JAVIER TRUEBA


Pernas da rainha Cleópatra, mulher de Filipe II CORTESIA DE JAVIER TRUEBA


Ossos do bebé recém-nascido de Cleópatra e Felipe II da Macedónia CORTESIA DE ANTONIS BARTSIOKAS

No dia em que se cumprem 2371 anos do nascimento daquele que criaria um dos maiores impérios da antiguidade – Alexandre, o Grande –, cientistas afirmam ter resolvido um mistério de quatro décadas em torno do túmulo do seu pai.

O rei Filipe II da Macedónia era o pai de Alexandre, o Grande. Um temível guerreiro, que teve sete mulheres e foi assassinado no ano 336 a.C. A sua última mulher, Cleópatra, também seria morta, poucos dias depois, juntamente com a sua criança recém-nascida.

Em 1977 e 1978, o arqueólogo grego Manolis Andronikos descobriu vários túmulos perto da actual cidade grega de Vergina, no sítio onde estava situada Aigai, capital da antiga Macedónia. Dois deles estavam intactos. O chamado Túmulo I continha as ossadas de um homem, uma mulher e um recém-nascido.

Todavia, os tesouros encontrados no Túmulo II – ainda hoje chamado “Túmulo de Filipe” – convenceram muitos especialistas de que este último só podia pertencer a Filipe II.

Mas agora, uma equipa greco-espanhola, liderada por Juán-Luis Arsuaga, da Universidade Complutense de Madrid (e um dos coordenadores da célebre escavação de Atapuerca), e Antonis Bartsiokas, da Universidade Demócrito da Trácia, publica provas forenses que parecem não deixar lugar para dúvidas: o pai de Alexandre, a sua última mulher e a criança recém-nascida de ambos estão enterrados no Túmulo I – e não no Túmulo II. Os seus resultados foram publicados esta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Apesar das provas antropológicas e arqueológicas que indicam que o Túmulo II pertence ao rei Arrídeo e à sua mulher Eurídice, oestablishment arqueológico continua a afirmar que pertence a Filipe II”, escrevem os autores no seu artigo. (Filipe III/Arrídeo, meio-irmão mais velho de Alexandre, reinou depois da morte, em Babilónia, em 323 a.C., daquele que derrotara Dário III, rei dos persas, e criara um dos maiores impérios da antiguidade.)

Os autores realizaram uma série de análises radiológicas e por tomografia computadorizada aos ossos do Túmulo I. E concluem que o verdadeiro “Túmulo de Filipe II” só pode ser este e não o outro, como muitos pensam.

No centro da argumentação dos autores: o facto que o esqueleto de homem do Túmulo I apresenta uma anquilose do joelho – mais precisamente, um bloqueamento desta articulação. Ora, sabe-se que três anos antes da sua morte, Filipe II fora ferido numa perna por uma lança inimiga.

Devido a esta disformidade, Filipe II não só ficara coxo, mas sofrera de torcicolo crónico durante os três últimos anos da sua vida por ter de inclinar constantemente a cabeça para compensar a sua postura, salientam os cientistas, que também descobriram um buraco que atravessa a articulação do joelho e à volta do qual os ossos cicatrizaram.

A anquilose poderia ter sido causada tanto por um traumatismo como por uma doença congénita, explicam ainda os autores. Mas neste caso, afirmam, os resultados indicam que o processo inflamatório parou vários anos antes da morte de Filipe. “Daí deduzimos que a anquilose foi causada por uma ferida grave do joelho”, que acabou por sarar.

E mais à frente, lê-se: “Combinando [os escritos] de Justino, Demóstenes, Plutarco e Ateneu com os de historiadores recentes, temos a história seguinte: quando Filipe regressava à Macedónia [em 339 a.C.], depois da campanha contra Atéas, rei dos citas, a tribo trácia dos tribálios foi ao seu encontro e recusou-se a permitir-lhe a passagem a menos que recebesse uma parte dos despojos. Uma disputa deflagrou, seguida de uma batalha durante a qual Filipe foi ferido com tal gravidade na perna que o seu cavalo morreu sob o efeito” da mesma lança.

E prosseguem: “Ora, como a anquilose do joelho e o buraco acima descritos (…) encaixam perfeitamente com os registos históricos segundo os quais uma lança atravessou a perna de Filipe, daí decorre que o indivíduo 1 identifica o Túmulo I como sendo o túmulo de Filipe.”

Os cientistas estimam ainda que o esqueleto em causa pertenceu a um homem com um 1,80 metros de altura ("terá sido dos mais altos macedónios antigos") – e, com base no desgaste dos dentes da sua mandíbula, que terá morrido aos 45 anos – o que também bate certo com a história.

Também descobriram algo que até aqui não se sabia ao certo: que a lança atingiu Filipe II de Macedónia na perna esquerda.

Quanto ao segundo esqueleto de adulto, afirmam, é o da jovem rainha Cleópatra, sétima mulher de Filipe II, que tinha 1,65 metros de altura e 18 anos quando morreu – e que dera à luz, uns dias antes, uma criança cujo esqueleto é o terceiro enterrado no mesmo túmulo.

Trata-se de um recém-nascido, concluem os cientistas, acrescentando que “o que sabemos com base em fontes literárias é que o bebé de Cleópatra nasceu poucos dias antes do assassinato de Filipe (…). Olímpia [a mãe de Alexandre] assassinou Cleópatra e o seu bebé imediatamente depois do assassínio de Filipe e da eleição de Alexandre como novo rei, (…) obrigando Cleópatra a enforcar-se depois de ter morto a criança que a jovem rainha tinha ao colo. (…) Portanto, o esqueleto de recém-nascido no Túmulo I confirma que a mulher enterrada ao pé dele morreu pouco depois do parto.”

Qual terá sido o sexo dessa criança? Os autores não querem especular, preferindo esperar por “futuras análises genéticas que deverão fornecer dados sobre o sexo e a filiação” do bebé. “Há muita confusão nas fontes antigas, contaminadas pela propaganda, acerca do sexo da criança de Cleópatra. A única coisa em que todos concordam é que teve um único bebé.”

E o Túmulo II? A análise dos ossos mostra que pertenceram a um homem adulto e a uma mulher com cerca de 25 anos de idade na altura da morte – ou seja, já adulta e não adolescente como Cleópatra. Estes resultados são mais concordantes com a hipótese de se tratar efectivamente dos restos mortais do rei Arrídeo e da rainha Eurídice, como já foi sugerido por alguns especialistas, concluem os autores. E se assim for, a armadura encontrada nesse segundo túmulo bem poderá ser… a do próprio Alexandre, o Grande, dado que Arrídeo estava junto dele quando Alexandre morreu de doença em Babilónia.

Uma nota final dos autores, num registo totalmente diferente: “A recuperação de Filipe II da sua terrível ferida na articulação do joelho é um acontecimento notável numa era sem antibióticos. Mostra a notável perícia dos seus médicos para evitar as hemorragias.”

Noutro registo ainda, diga-se que o artigo da equipa greco-espanhola é publicado de forma muito oportuna: precisamente no dia em que se cumprem 2371 anos do nascimento de Alexandre, o Grande.

Uma última curiosidade: no mesmo dia em que deu à luz o seu filho, a mãe de Alexandre recebeu a notícia de que Filipe II da Macedónia, o seu marido, vencera a corrida de cavalos nos Jogos Olímpicos – um sinal, naquela altura, de que o seu filho estaria destinado a um futuro glorioso. E foi nessa ocasião que ela adoptou o nome de Olímpia.

fonte: Público


Hale-Bopp foi descoberto há 20 anos

$
0
0

O Hale-Bopp esteve visível durante 18 meses

Cometa esteve visível a olho nu durante 18 meses. 

Conhecido como o 'Grande Cometa de 1997', o Hale-Bopp foi descoberto por dois astrónomos amadores (Alan Hale e Thomas Bopp) a 23 de julho de 1995, no estado norte-americano do Arizona. 

O cometa, mil vezes mais brilhante do que o famoso cometa Halley (1986), esteve visível a olho nu, especialmente no hemisfério Norte, durante 18 meses. 

O Hale-Bopp chegou a estar a 'apenas' 193 milhões de quilómetros da Terra - em comparação, o Sol está a 150 milhões de quilómetros - e estima-se que tenha entre 30 a 40 quilómetros de comprimento. 

O cometa só deve voltar a iluminar os céus terrestres daqui a 2380 anos.


Gaivotas "assassinas" no Reino Unido. Até o primeiro-ministro está preocupado

$
0
0

Fotografia © Leonel de Castro / Global Imagens

Este verão as gaivotas já mataram dois cães e atacaram uma idosa e uma criança.

Com as histórias de ataques de gaivotas a multiplicarem-se no Reino Unido este verão, especialmente na região da Cornualha, os jornais britânicos já falam em gaivotas "assassinas". Já há dois relatos de cães mortos por gaivotas, e uma criança e uma idosa foram também atacadas pelos pássaros, o que levou o primeiro-ministro David Cameron a pronunciar-se sobre a situação.

Quando visitava a região da Cornualha na semana passada, David Cameron disse que era necessário que houvesse uma "grande conversa" sobre os perigos das gaivotas. "Temos de ouvir as pessoas que realmente percebem deste assunto", disse o primeiro-ministro, que não quis dar "uma resposta imediata" acerca da necessidade de um abate em massa.

Na Cornualha, um menino de quatro anos foi atacado por uma gaivota enquanto comia. O Guardian fala de "fraca pontaria" da parte da gaivota, que estaria a tentar apanhar a comida do rapaz mas acabou por magoar-lhe o dedo. Já o caso de uma mulher de 66 anos, que foi atacada na cabeça por uma gaivota e teve que ser hospitalizada. levantou mais preocupação. "Fiquei assustada. Não só estava a sangrar como tinha medo que ela voltasse", disse a idosa ao jornal britânico.

Existem mesmo casos de cães mortos por gaivotas. Até agora, um Yorkshire Terrier e um Chihuaha terão sido atacados e mortos por gaivotas, à bicada, em dois incidentes diferentes. Após a morte do Chihuaha, que se chamava Bella, um porta-voz da sociedade de proteção animal britânica, a RSPCA, disse ao jornal local Exeter Express que esperava que as pessoas não ficassem assustadas. "Incidentes como este são muito incomuns", disse.

Num texto de opinião no Guardian, o perito em história natural Patrick Barkham alerta para o facto de que os confrontos com gaivotas costumam acontecer nesta altura do ano, no princípio do verão, quando as gaivotas estão a proteger os ninhos com as suas crias, o que as pode levar a comportamentos mais agressivos. "Nós causámos um aumento nas populações urbanas de gaivotas", escreve Barkham, "porque tirámos o peixe do mar".


Vídeo mostra que os golfinhos também choram os seus mortos

$
0
0

Imagens de partir o coração foram captadas ao largo da costa de Óstia, em Itália.

Animais inteligentes - a relação entre a massa do corpo e do cérebro ultrapassa a do ser humano - os golfinhos fazem o luto tal como o homem.Um facto demonstrado por várias observações científicase que não se limita a mamíferos marinhos, como golfinhos ou baleias.

Um dos mais recentes exemplos de ligação afetiva entre animais é evidente no vídeo agora revelado, captado junto à costa italiana, onde se vê um golfinho e uma cria sem vida. Não se conhecem as razões da morte do animal, acredita-se que o golfinho adulto será sua mãe. (Atenção, o vídeo pode impressionar as pessoas mais sensíveis.)


As imagens foram captadas pela organização ecologista não lucrativa Oceanomare Delphis, que divulgaram o caso na sua página de Facebook.


Mergulhador morto por ataque de tubarão

$
0
0

O ataque aconteceu ao largo da Ilha Maria, no estado de Tasmânia. A filha, que estava a fazer mergulho com o pai, assistiu ao ataque.

Um ataque com um tubarão na Austrália causou hoje a morte de um mergulhador, que apanhava vieiras com a filha, noticia a imprensa local.

O ataque aconteceu ao largo da Ilha Maria, no estado de Tasmânia, após o avistamento de um grande tubarão branco na zona, na sexta-feira.


O jornal Hobart Mercury escreve que a filha, que estava a fazer mergulho com o pai, assistiu ao ataque e veio à superfície para emitir um sinal luminoso de modo a atrair a atenção de outros barcos.

O presidente da Associação de Vieiras da Tasmânia, John Hammond, disse que a área é conhecida pelas vieiras, mas não por tubarões.

"Foi uma absoluta tragédia para a família", disse à emissora pública ABC, acrescentando que, na mesma altura, vários mergulhadores se encontravam na água.

"[O mergulhador] estava em numa zona pouco profunda, aconteceu do nada", disse.


Relâmpago mata sete pessoas, quatro eram crianças

$
0
0

Violenta tempestade no México matou sete pessoas da mesma família

Sete pessoas, incluindo quatro crianças, todas da mesma família, morreram atingidas por um relâmpago no México, na sexta-feira, informaram as autoridades.

Outra criança e uma mulher de 26 anos também ficaram feridas - o grupo trabalhava no campo durante uma violenta tempestade que ocorreu nas povoações de Mesa Cuata e El Terrero, no estado de Guanajuato.

As crianças tinham três, cinco, nove e 14 anos, explicou à AFP a proteção civil de Guanajuato.


Descoberta estrela "canibal"

$
0
0
Descoberta estrela "canibal"

Ilustração do sistema Gaia14aae Marisa Grove/Institute of Astronomy

Uma das estrelas rouba o gás da estrela vizinha, naquilo que é descrito como um processo de canibalização estrelar. A descoberta só foi possível devido ao trabalho de astrónomos amadores.

Uma equipa de cientistas descobriu um sistema estelar binário que é considerado único, face ao conhecimento que se tem do universo.

O que este sistema tem de especial é que, pela primeira vez, se identificou uma estrela que eclipsa completamente a outra. De que forma? Uma delas rouba o gás da sua estrela vizinha, naquilo que é descrito como um processo de canibalização estrelar.

A descoberta aconteceu quando os astrónomos perceberam que a estrela ficava cinco vezes mais brilhante ao longo de um mesmo dia.

As duas estrelas "orbitam-se", o que significa que um eclipse total acontece a 50 minutos.

Para esta descoberta contribuíram decisivamente astrónomos amadores.

O sistema é designado por "Gaia14aae" e está localizado a cerca de 730 anos-luz de distância na constelação de Draco.


Há neblina em Ceres, além dos pontos brilhantes?

$
0
0
Há neblina em Ceres, além dos pontos brilhantes?

NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA

Ceres, o planeta-anão, que a sonda Dawn tem vindo a observar, continua a surpreender: além dos pontos brilhantes, que ainda não têm explicação, terá sido detectada névoa.

Christopher Russell, da equipa que coordena as observações feitas em Ceres, divulgou os resultados preliminares da análise que às misteriosas manchas brancas na superfície do planeta.«

E os cientistas falam em névoa em Ceres!

Essas manchas brancas na superfície do planeta aparecem frequentemente envoltas naquilo que parece ser névoa.

Segundo os cientistas, a presença de neblina explica o que antes pareciam ser sais no planeta.

A confirmar-se a existência de névoa em Ceres, abre-se uma discussão entre a comunidade científica sobre as características da atmosfera no planeta-anão.

Dawn chegou a Ceres 6 de março de 2015; a 13 de agosto ficará no ponto mais perto de observação.

fonte: TSF


Novas imagens da Curiosity em Marte voltam a criar polémica

$
0
0
Novas imagens da Curiosity em Marte voltam a criar polémica

Agora são imagens que parecem mostrar, aos olhos de alguns, pelo menos, estruturas fossilizadas em Marte. A polémica segue na Internet até que a NASA venha dizer alguma coisa.

As fotos são da NASA mas a interpretação é de quem as vê.

E neste caso há diversos olhares a ver fósseis na superfície de Marte.

Fósseis de quê? Segundo a opinião de alguns, rodando a imagem, poder-se-ia ver um hipotético esqueleto no solo de Marte. Com as consequências que se adivinham...

A NASA, para já, não emitiu qualquer posição sobre o assunto, mas o tema tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, como se percebe por vídeos como este, colocado no Youtube, feito com imagens enviadas pela Curiosity.

fonte: TSF

O peixe é gigante, mas ninguém o pescou

$
0
0
O peixe é gigante, mas ninguém o pescou

Nunca um "troféu de pesca" foi tão fácil de conseguir. O peixe é gigantesco, mas ao que parece ninguém o pescou. Foi apenas encontrado. E fotografado...

Tanto quanto se percebe, dos pormenores disponíveis, a carpa com 27 quilos e um metro e 20 centímetros foi encontrada morta numa pequena vala na cidade Olathe (Kansas), depois de ter fugido de uma lagoa cheia devido a fortes chuvas.

Um morador estava a passear pelo local quando viu o peixe e chamou a polícia.


A chamada foi parar à agente Jamie Schmidt, do controlo animal, que não resistiu a tirar uma fotografia.

fonte: TSF

Ladrão devolve pedras que roubou dizendo que sofreu com 20 anos de azar

$
0
0

Um ladrão devolveu duas pedras que havia roubado de um sítio arqueológico na antiga cidade de Gamla, nas Colinas de Golã. O detalhe é que o crime aconteceu há 20 anos, e o criminoso disse que desde então só teve azar em sua vida. 

O ladrão devolveu as pedras para um museu em Israel, com um bilhete: "Eu as roubei em julho de 1995 e, deste então, elas só me trouxeram problemas. Por favor, nunca roubem antiguidades!".

As pedras teriam sido utilizadas pelos romanos contra os judeus que tentavam impedir a conquista da cidade.

fonte: Rede TV

Fera misteriosa ronda os subúrbios de Plymouth, Inglaterra

$
0
0


Um "grande felino" foi avistado rondando os subúrbios de Plymouth e os moradores querem saber o que pode ser o "animal misterioso".

Um animal misterioso foi visto rondando o jardim de uma casa nos arredores de Plymouth.Carole Desforges viu o animal de sua sala de estar através da porta antes que ele fugisse.

Carole, de 59 anos, primeiro pensou que fosse apenas uma raposa - mas depois de rever as imagens agora não tem tanta certeza.

Alguns amigos sugeriram que poderia ser um puma, lince, leopardo - ou um animal desconhecido em Plymouth.

Mas Carole disse: "Eu acho que continua a ser um mistério. Eu gosto de especular sobre tudo. "Eu não sei o que é, mas as pessoas têm sugerido que poderia ser algum tipo de felino grande".

"Um puma ou um lince, ambos foram mencionados. Eu não sei o que é, mas eu nunca vi nada como isso antes".

"Eu estava na sala e vi algo borrado do lado de fora pela porta da sala de estar. "Peguei meu celular e tirei uma foto. Inicialmente pensei que era uma raposa, mas desde que eu compartilhei a foto, as pessoas têm tido todos os tipos de idéias."

Seu filho Dave Desforges acrescentou: "Minha mãe, pode pensar que é uma raposa, mas não estou convencido."

Números mais recentes mostram que houve uma estimativa de 200 avistamentos de grandes felinos em Devon e Cornwall nos últimos 13 anos - que também incluíram um tigre.

O tigre teria sido visto em Exmouth, Devon, com outras denúncias de grandes felinos. Um puma foi flagrado em Efford por um homem de Plymouth que chamou à polícia.

O número de chamadas, que atingiu 220, atingiu o pico em 2001, quando havia 30 em um ano.

Quatro pessoas também relataram aos serviços de emergência que acreditam que o seu gado poderia ter sido morto por grandes felinos, devido às marcas de garras nos animais.

Nem todos os avistamentos são relatados à polícia, com alguns indo direto para grupos de grandes felinos. Danny Bamping da British Big Cat Society, disse: "Na Grã-Bretanha 75 por cento dos relatórios são de grandes gatos pretos, mas a pergunta não respondida é o que eles são.

"Não há nenhuma dúvida em minha mente que poderia haver leopardos pretos, mas possivelmente um híbrido de um gato selvagem e domesticado."

fonte: Telegraph

Amazónia teve cidades com até 8 milhões de habitantes

$
0
0




Novo estudo alega que população foi dizimada após chegada dos europeus.

Longe de uma ser uma floresta intocada que se estende por milhares de quilómetros, a Amazónia foi o lar de milhões de pessoas que ocuparam enormes faixas de terra antes da chegada dos europeus, que causaram o colapso de suas sociedades, segundo um novo estudo liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia (Inpa).

A equipe internacional de investigadores concluiu que a população mínima no ano de 1492 seria de oito milhões de pessoas, com um “improvável” topo de 50 milhões. O levantamento sugere que a floresta retornou ao ambiente desabitado depois que as civilizações foram dizimadas por doenças e pela chegada dos europeus.

As conclusões dos cientistas são parcialmente baseadas num dos poucos sinais remanescentes das civiizações - o solo escuro e fértil produzido por terras agrícolas e resíduos. Algumas dessas regiões são acessíveis apenas por causa do desmatamento.

A pesquisa considerou relatos dos primeiros europeus que visitaram a América do Sul, que foram desmentidos nos séculos seguintes por serem considerados apenas peças de propaganda.

Em 1542, o padre espanhol Gaspal de Carvajal escreveu: “Há uma cidade que se estica por 24 quilómetros sem qualquer espaço entre uma casa e outra”.

Autor chefe da pesquisa, Charles Clement, do Inpa, afirmou que o bioma hoje “evoca imagens de densas florestas tropicais, nativos pintados e emplumados, fauna e flora exóticas, bem como um local de desmatamento desenfreado, biodiversidade extinta e que sofre com mudanças climáticas”.

Clement indicou evidências de um considerável impacto humano. De acordo com um dos modelos considerados pela pesquisa, o solo extremamente escuro, conhecido como terra preta, teria coberto uma área de mais de 150 mil quilómetros quadrados da floresta — cerca de 3,2% de sua área total.

A ideia de uma Amazónia domesticada, a imensa diversidade de processos sociais, culturais “e históricos que moldaram o bioma durante o Holoceno, situa esta vasta área na companhia de outras áreas dominadas pelo homem”, escreveram os investigadores na revista “Proceedings of the Royal Society B”. “Isso contrasta fortemente com relatos de uma floresta vazia, que continua cativando meios científicos e populares.”

fonte: O Globo

Leopardo entra em escola da Índia, causa pânico e fere três pessoas

$
0
0


Ao menos três pessoas ficaram feridas quando um leopardo entrou numa escola na cidade de Chikmagalur, no sul da Índia, nesta sexta-feira (24). 

Os funcionários da escola conseguiram trancar o animal numa das salas de aula, onde ele se escondeu debaixo de uma mesa até os agentes da polícia chegarem e conseguirem removê-lo. O leopardo foi atingido por um dardo tranquilizante antes de ser levado embora num camião.


fonte: UOL

Investigadores tentam entender a morte de milhares de abelhas em SP

$
0
0




Insetos são responsáveis pela polinização e pelo crescimento dos frutos. Eles estão morrendo em quantidades assustadoras.

Um inseto pequenino, mas de extrema importância para a natureza, está a desaparecer do mapa em São Paulo. As abelhas, responsáveis pela polinização das flores e por fazer crescer os frutos que a gente usa como alimento, estão a morrer em velocidade assustadora. Investigadores começaram um mapeamento no campo para identificar o que está a causar o problema.

Agrotóxico é a suspeita dos especialistas. De cinco anos para cá, têm acontecido muitos casos. Só o professor da Unesp, Osmar Malaspina, que estuda o impacto dos agrotóxicos nas abelhas, registou mortes em 20 mil colmeias no estado.

São Paulo tem hoje cerca de 4 mil apicultores e 170 mil colmeias. Para ter um diagnóstico mais preciso da mortandade, um estudo inédito está sendo feito em parceria entre a Unesp, a Ufscar e o Sindicato das Indústrias de Defensivos Agrícolas.

As propriedades que têm registado morte de abelhas serão mapeadas. Assim que descobrir o problema, o apicultor deve avisar os invrestigadores, uma equipa vai até lá e recolhe amostras, que serão analisadas em laboratório.

Quem cria abelhas e está vivendo essa situação, pode ligar para o laboratório para ajudar na pesquisa. A ideia é recolher amostras de abelhas mortas nas propriedades.

fonte: G1


Polícia de Nova York captura jacaré em rua de Manhattan

$
0
0

A polícia de Nova York capturou na quinta-feira (23) um pequeno jacaré que estava andando pelas ruas no norte da ilha de Manhattan (Foto: Reprodução/ Twitter/NYPD 34th Precinct)

Pequeno animal estava na região da Rua 205 e da Nona Avenida. Réptil foi levado para o serviço de controle animal da cidade.

A polícia de Nova York capturou na quinta-feira (23) um pequeno jacaré que estava andando pelas ruas no norte da ilha de Manhattan.

O réptil foi visto por moradores na região da Rua 205 e da Nona Avenida. Policiais foram até o local, recolheram o animal e o entregaram para o serviço de controle animal da cidade.

Em mensagens no Twitter, a polícia de Nova York brincou que o jacaré estava atravessando a rua, e afirmou que ele não estava conseguindo achar um táxi.

fonte: G1

Europeus afirmam ter encontrado vida extraterrestre em cometa

$
0
0

O robô Philae sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Estamos cada vez mais perto de encontrar vida extraterrestre. E a bola da vez é um cometa de crosta negra e com lagos congelados que, segundo astrônomos, pode ter uma abundante quantidade de microorganismos vivos em sua superfície. Trata-se do 67P/Churyumov-Gerasimento.

Após análise de material obtido pela sonda pousadora Philae, que aterrissou no cometa em questão em novembro de 2014, a Agência Espacial Europeia (ESA) passou a trabalhar na hipótese de vida extraterrestre. Enquanto a Nasa segue negando a hipótese, os europeus acreditam que a possibilidade precisa ser mais levada a sério.

Um dos organizadores do projeto que gerou a Philae, feito há 15 anos, o astrobiólogo Chandra Wickramasinghe enxerga os dados obtidos como muito relevantes. Para ele, apontam para a presença “de microorganismos participantes da formação das estruturas de gelo que não são facilmente explicáveis pela química”. 

A teoria europeia viria a mudar os rumos da ciência astronómica, uma vez que dados nunca antes encontrados passariam a ser alvos de estudo. As proposições feitas pelos astrónomos da ESA foram apresentados em reunião da categoria que aconteceu no País de Gales.

fonte: Yahoo!

Tubarão mata pescador de vieiras na Austrália

$
0
0

Um homem morreu neste sábado pelo ataque de um tubarão na Austrália quando estava pescando vieiras com sua filha perto da ilha Maria, na Tasmânia (sul), informaram os meios de comunicação locais. O ataque fatal ocorreu depois que um grande tubarão branco foi visto na sexta-feira pela zona.

Segundo o jornal Hobart Mercury, a jovem, que estava na água com o pai, assistiu ao ataque e subiu à superfície para lançar um sinal de socorro e chamar a atenção de outros barcos.

O presidente da Associação de Pescadores de Vieiras da Tasmânia, John Hammond, declarou que o local é conhecido por seu marisco, mas não por seus tubarões.

"Uma tragédia absoluta para a família. Verdadeiramente horrível", acrescentou Hammond em uma entrevista à rede australiana ABC, declarando que havia outros pescadores na água no momento do ataque.

Os tubarões são comuns nas águas australianas e muitos nadadores e surfistas precisaram enfrentá-los neste ano.

Em julho, um praticante de bodyboard ficou gravemente ferido por um tubarão perto do local onde um surfista japonês sofreu um ataque mortal em fevereiro.

fonte: Yahoo!

Ufólogo comenta aparição de desenho geográfico em Chopinzinho

$
0
0

Ademar José Gevaerd garante que desenhos são algum tipo de mensagem de seres extraterrestres. 

Continua repercutindo bastante a apreciação do desenho geométrico, ou agroglifos como é chamado por especialistas, numa propriedade no interior de Chopinzinho, no sudoeste do Estado. O fato teria acontecido durante a madrugada de domingo (19) e foi visto na manhã do mesmo dia pelo funcionário da fazenda Edson Carlos Moreira.

O desenho que mede aproximadamente 50 metros de uma extremidade a outra é semelhante aos demais já vistos em Ipuaçu (SC) e também em outros países. Em conversa com a reportagem da Onda Sul FM, o funcionário da fazenda disse acreditar numa ação de seres extraterrestres.

A versão dele foi sustentada pelo ufólogo Ademar José Gevard, diretor da revista UFO, que estuda esse tipo de fenômeno desde que começaram as aparições do Brasil. Ademar acredita que os desenhos são sim feitos por seres extraterrestres como forma de expressar algum tipo de mensagem aos humanos.

O ufólogo concedeu entrevista à Onda Sul FM na manhã de sexta-feira (24) e afirmou que ainda está estudando o fenômeno de Chopinzinho. “Não pude estar no local, mas estou analisando fotos e vídeos que recebi e posso afirmar que a chance de tratar de um fenómeno extraterrestres é de 80%”, afirmou.


Ministério da Defesa britânico destruiu fotos que provariam a presença extraterrestre na Terra

$
0
0



Nick Pope, um investigador do fenómeno dos OVNIs, que trabalhou para o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD), para descobrir se os alienígenas estavam visitando a Terra, diz que as autoridades obtiveram fotos de um “OVNI real”, a qual foi mantida em segredo, antes de misteriosamente ter desaparecido, sendo retida do público.

Alegações de que as fotos de um objeto não identificado, com o formato de losângo foram “trituradas” pelo ministério, levou o caso pouco conhecido do avistamento de “Calvine”, para um dos mistérios de OVNIs mais controversos da história britânica.

Pope, o ex-funcionário do MoD, que acabou virando delator, alega que as fotos do “OVNI de Calvine” não foram liberadas para os Arquivos Nacionais com o primeiro conjunto de arquivos liberados pelo ministério em 2009, como deveria ter acontecido.

Em agosto de 1990, dois caminhantes estavam caminhando nas Scottish Highlands(Planalto Escocês), próximos de Calvine, ao norte de Pitlochry, quando uma nave incrível apareceu pairando sobre a remota paisagem.

Por aproximadamente 10 minutos eles ficaram olhando e tiraram seis fotos coloridas, antes do objeto sair de cena em alta velocidade.

A dupla disse que durante o incidente, um número de jatos militares foram vistos, fazendo uma série de passagens à baixa altitude. Pelo menos um dos jatos foi captado pela câmera.

Pope e o Canal 5 reconstruíram a imagem para uma reportagem detalhada do alegado acobertamento, o qual será transmitido para a TV no Reino Unido na sexta-feria. Os homens, cujas identidades não são mais conhecidas, teriam levado a câmera até o jornalScottish Daily Record, que por sua vez teria enviado as fotos e os negativos ao MoD.

Pope se tornou investigador chefe para a equipe do MoD, que estava investigando o fenómeno dos OVNIs na época. Após o lançamento da série Arquivos-X em 1995, foi dado a ele o apelido de Spooky, como o personagem Fox Mulder de David Duchovny, na série.

Ele disse; “A equipe da Inteligência da Defesa enviou estas imagens para o JARIC (Joint Air Reconnaissance and Intelligence Centre). Este é o centro militar do Reino Unido para a perícia quando se trata de análise de imagens. Esta equipe chegou à conclusão de que estas fotos eram reais – é uma nave sólida e ninguém tem a mínima ideia do que seja“.

Os arquivos OVNI do MoD, agora nos Arquivos Nacionais, registaram que as imagens foram intensamente analisadas pelo ministério, sendo o jato identificado como sendo um Harrier, e eles também foram capazes de avistar um segundo Harrier em outras fotos.

Pope, que trabalhou para o MoD até 2009, disse que uma ampliação da melhor foto tinha um local de exposição na parede do departamento, e mais tarde foi para detrás de sua escrivaninha à medida que foi promovido.

Ele disse que os visitantes vinham até a sua seção, viam a foto, e perguntavam quando ela foi tirada. Ele respondia: “Esta foi a melhor foto de um OVNI que já recebemos“.

Porém, Pope disse que um “acobertamento interno” da imagem começou mais tarde. Ele disse: “Um dia, meu Diretor de Divisão entrou e a removeu. Eu não sei se ela foi enviada para outro lugar por segurança, ou se alguém mais em seu nome a colocou no triturador; mas seja lá o que aconteceu, quando o MoD abriu seus arquivos OVNIs, questões foram perguntadas sobre essa foto e a resposta foi, ‘Bem, não sabemos. Desapareceu'”.

Isso ocorreu após o “diretor ter se convencido” de que a nave era um protótipo secreto dos EUA, disse Pope. Mas ele alega que isso foi após “termos recebido confirmações das autoridades estadunidenses apropriadas, de que eles não estavam testando nada parecido no Reino Unido“.

Evidência externa da existência da fotografia também desapareceu. Se o Scottish Daily Record recebeu as imagens, ele nunca as publicou. Pope ainda disse: “Eu somente posso presumir que os especialistas de inteligência do MoD convenceram o jornal a não publicar – talvez através do uso de uma D Notice*, ou talvez através de algum outro meio, e por seja lá qual for a razão, o jornal concordou com o pedido e a história foi cancelada“. *(Pedido oficial para não publicação de uma informação, por rezões de segurança nacional)

Os indivíduos que tiraram a foto nunca foram encontrado, ou se manifestaram.

Em julho de 1996, Don Valley MP Martin Redmond, tentou obter respostas sobre as fotos perdidas, através de questionamentos parlamentares.

O MoD respondeu: “Um número de negativos associados com avistamentos foram examinados pela equipe responsável pelos assuntos de defesa. Já que foram julgados não conter nada significativo contra a defesa, os negativos não foram retidos e não temos registros de nenhuma foto tendo sido revelada deles“.

Porém, de forma estranha, no final de 1991, as autoridades pediram para ser produzido um desenho detalhado do objeto não identificado, que foi liberado com os arquivos.

Isto foi tomado de forma tão séria, que um memorando foi preparado dentro do departamento, caso qualquer pedido de imprensa surgisse. O memorando dizia: “Tais histórias normalmente não atraem a atenção dos ministros, e o gabinete de imprensa do MoD invariavelmente responde às questões, junto com linhas bem estabelecidas, enfatizando nosso interesse limitado no fenômeno dos OVNIs“.

O memorando também apontava que não havia registo da operação dos Harriers dentro da área na época, e sugeriu que a imprensa deveria ser comunicada que “nenhuma conclusão definitiva foi alcançada a respeito do enorme objeto em forma de losango“.

fonte: OvniHoje

Viewing all 3438 articles
Browse latest View live